"Os jovens de hoje em dia vivem num contexto nunca antes visto" | por Hugo Faria

 

4"Internet a mais, convívio a menos?" é o mote do evento que decorre no dia 1 de outubro, no Auditório do Centro do Conhecimento do Hospital CUF Descobertas.

Partilhamos a opinião de Hugo Faria, Pediatra no Centro da Criança e do Adolescente do Hospital CUF Descobertas, que explica porque razão devemos alargar esta discussão à comunidade.

 

"Os jovens de hoje em dia vivem num contexto nunca antes visto. A internet, redes sociais e mundo digital têm uma presença constante e imediata. O contexto social em que se movem resulta de uma interacção contínua entre este mundo virtual e o “real.” Esta omnipresença do mundo digital veio revolucionar a vida de todos nós - a forma como comunicamos, como socializamos, como trabalhamos, como estudamos, como aprendemos. Mas, no caso das gerações mais jovens, influencia também a forma como crescem, como se desenvolvem, como são educados.

Os benefícios e vantagens das novas tecnologias são imensos e inegáveis, mas trazem também consequências e riscos que não conhecemos ainda na totalidade. As ciências médicas têm-se debruçado sobre esta problemática e têm sido levantadas diversas preocupações com riscos potenciais do excesso de exposição aos meios tecnológicos.

As novas gerações vivem esta realidade com naturalidade e entusiasmo contrastante com a preocupação e incompreensão das gerações mais velhas. Este contraste é motivo de discussão e conflitos no seios das famílias modernas.

O Centro da Criança e do Adolescente do Hospital CUF Descobertas tem abordado este tema de forma consistente e pretende alargar esta discussão a toda a comunidade".