Urologia

Urologia na CUF

A Urologia na CUF é uma rede nacional de hospitais e clínicas que fornecem meios abrangentes para a prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças urológicas. Para isso, tem ao seu dispor a mais avançada tecnologia, realiza investigação e tem líderes e urologistas com experiência de renome mundial.

A Urologia na CUF é reconhecida internacionalmente na inovação em cirurgia minimamente invasiva. Alguns dos urologistas que trabalham nos hospitais e clínicas CUF foram pioneiros em técnicas tais como:

  • porta única
  • cirurgia endoscópica por orifícios naturais
  • técnicas de cirurgia laparoscópica
  • tratamento endoscópico e percutâneo de pedras do rim

 

O departamento também está na vanguarda mundial no conhecimento da fisiopatologia de algumas das doenças urológicas mais frequentes como são o caso da hiperplasia benigna de próstata e dos cancros da próstata e do urotélio.

A Urologia na CUF conta com mais de 60 urologistas, muitos deles com atividade de investigação, mas também com médicos internos nacionais e alguns internacionais, que procuram em algumas unidades de urologia aprender ou melhorar as suas aptidões como futuros urologistas. Todos estão empenhados em alcançar a excelência no atendimento ao cliente.

 

Multidisciplinaridade

O aparelho urinário e genital masculino é área de atuação de outras especialidades médicas tais como a Oncologia, a Radioterapia, a Anatomia Patológica, a Imagiologia, a Nefrologia, a Ginecologia, a Endocrinologia e a Medicina Física e Reabilitação. De forma a prestar as melhores práticas clínicas nas diversas patologias, a Urologia exerce a sua atividade de um modo multidisciplinar, em colaboração com outras especialidades. São exemplos disso os doentes com cancro discutidos em reunião multidisciplinar com a presença de urologistas, oncologistas, radioterapeutas, anatomopatologistas e imagiologistas. Desta forma procura-se a melhor prática clínica e o melhor tratamento segundo o estado da arte.