Menu

Anestesiologia

Trata-se de uma especialidade médica orientada para a prestação de cuidados específicos que visam eliminar ou atenuar a dor, reduzir ou suspender totalmente a mobilidade voluntária autónoma, atenuar ou suspender totalmente o estado de consciência vígil, mantendo sempre o equilíbrio das funções orgânicas e dos sinais vitais e promovendo a segurança e o bem-estar das pessoas que vão ser submetidas a procedimentos invasivos e/ou potencialmente dolorosos, que são vítimas de lesões traumáticas, de perturbações cardíacas ou respiratórias súbitas suscetíveis de morte iminente ou que sofram de dor aguda ou crónica.


Nos hospitais e clínicas CUF, o serviço de Anestesiologia desenvolve a sua atividade na preparação das mais variadas situações pré e pós operatórias. Estabelece, ainda, o suporte durante as intervenções cirúrgicas e para a realização de diversos exames e atos médicos que ocorrem em diversas especialidades médicas e cirúrgicas.

 

Nas situações de cirurgia programada, a avaliação do doente é realizada numa Consulta de Anestesiologia, de modo a se aferir o seu estado de saúde e o risco operatório e, assim, se poder definir o tipo de anestesia a utilizar.

 

A Anestesiologia tem um papel muito importante na Medicina Intensiva e na Medicina de Emergência (reanimação cardiorrespiratória), bem como nos Cuidados Paliativos (dor aguda e crónica).

Unidades de Anestesiologia