Anestesiologia

Anestesiologia

Trata-se de uma especialidade médica orientada para a prestação de cuidados específicos que visam eliminar ou atenuar a dor, reduzir ou suspender totalmente a mobilidade voluntária autónoma, atenuar ou suspender totalmente o estado de consciência vígil, mantendo sempre o equilíbrio das funções orgânicas e dos sinais vitais e promovendo a segurança e o bem-estar das pessoas que vão ser submetidas a procedimentos invasivos e/ou potencialmente dolorosos, que são vítimas de lesões traumáticas, de perturbações cardíacas ou respiratórias súbitas suscetíveis de morte iminente ou que sofram de dor aguda ou crónica.

Nos hospitais e clínicas CUF, o serviço de Anestesiologia desenvolve a sua atividade na preparação das mais variadas situações pré e pós operatórias. Estabelece, ainda, o suporte durante as intervenções cirúrgicas e para a realização de diversos exames e atos médicos que ocorrem em diversas especialidades médicas e cirúrgicas.

 

Nas situações de cirurgia programada, a avaliação do doente é realizada numa Consulta de Anestesiologia, de modo a se aferir o seu estado de saúde e o risco operatório e, assim, se poder definir o tipo de anestesia a utilizar.

 

A Anestesiologia tem um papel muito importante na Medicina Intensiva e na Medicina de Emergência (reanimação cardiorrespiratória), bem como nos Cuidados Paliativos (dor aguda e crónica).

Unidades de Anestesiologia

CUF Almada Clínica CUF Belém Clínica CUF Cascais Hospital CUF Descobertas Hospital CUF Infante Santo Hospital CUF Miraflores Clínica CUF Porto Hospital CUF Porto Instituto CUF Santarém Hospital CUF Torres Vedras Hospital CUF Viseu Hospital