Cirurgia Pediátrica

Cirurgia Pediátrica

Esta é a especialidade que se dedica ao tratamento cirúrgico de doenças, lesões ou deformidades de várias partes do corpo na criança. Engloba a maior parte das doenças cirúrgicas da criança nas várias fases do seu desenvolvimento, desde o recém-nascido até ao adolescente.

As Unidades CUF de Cirurgia Pediátrica dispõem de equipas de cirurgiões experientes que abordam áreas como a cirurgia de correção das malformações congénitas do recém-nascido, a criança e adolescente vítima de trauma e outras situações, como tumores benignos ou malignos, complicações infeciosas ou complicações resultantes de mau funcionamento de um órgão ou conjunto de órgãos.

 

Existem diversos tipos de cirurgia pediátrica que podem ser realizados em ambulatório em ambiente pediátrico, como a cirurgia dos quistos do canal tireoglosso, hérnia umbilical, hérnia inguinal, criptorquidia ou fimose.

Outras áreas importantes da cirurgia pediátrica são a cirúrgica ginecológica da adolescente, as doenças cirúrgicas do aparelho digestivo, o tratamento cirúrgico de casos de pectus escavatum e pectus carinatum, a cirurgia urológica e tratamento endoscópico do refluxo vesicoureteral e a cirurgia da obstipação crónica.

Sempre que possível e indicado recorre-se à cirurgia minimamente invasiva, por laparoscopia ou toracoscopia.

 

A Cirurgia Pediátrica intervém também como especialidade de urgência em casos de pequeno ou grande trauma, dor abdominal, apendicite aguda, dor aguda escrotal, complicações infeciosas das pneumonias, complicações infeciosas dos tecidos moles e queimaduras pouco extensas.

Unidades de Cirurgia Pediátrica

CUF Almada Clínica CUF Alvalade Clínica CUF Cascais Hospital CUF Descobertas Hospital CUF Infante Santo Hospital CUF Porto Hospital CUF Porto Instituto CUF S. Domingos Rana Clínica CUF S. João da Madeira Clínica CUF Sintra Clínica CUF Torres Vedras Hospital CUF Viseu Hospital