NEUROPSICOLOGIA

NEUROPSICOLOGIA

A Neuropsicologia dedica-se à identificação e reabilitação de alterações cognitivas, como as da memória ou atenção, que possam decorrer após lesão cerebral, ou de tipo degenerativo, como as demências e Alzheimer.

Esta especialidade integra um componente de consulta para avaliação e reabilitação e o exame neuropsicológico, que permite identificar as disfunções cognitivo-comportamentais.

 

A Neuropsicologia aborda situações clínicas tão diversas como quadros neuropsicológicos decorrentes de traumatismos crânio-encefálicos ou de acidentes vasculares cerebrais, despiste de alterações cognitivas, reabilitação cognitiva e comportamental para traumatismos crânio-encefálicos, doença vascular cerebral e defeitos cognitivos ligeiros.

 

A avaliação Neuropsicológica consiste na aplicação de testes neuropsicológicos e escalas funcionais e comportamentais, com o objetivo de avaliar diferentes funções cognitivas, tais como a memória, a atenção, a orientação, a linguagem, o raciocínio e a capacidade de planeamento e funcionamento executivo. Pode ser útil no acompanhamento do envelhecimento cerebral normal, como método de prevenção e despiste de problemas e dificuldades futuras.

 

Estes exames são realizados por um psicólogo com formação específica em Neuropsicologia.

 

Outra área de intervenção desta especialidade é o treino cognitivo, no qual se programa e executa um plano adequado ao indivíduo e às suas necessidades específicas, com o propósito de recuperar défices ou estabilizar um processo de deterioração, de modo a aumentar a autonomia dos pacientes.

Unidades de NEUROPSICOLOGIA

CUF Belém Clínica CUF S. Domingos Rana Clínica