Menu

Pedopsiquiatria

A Pedopsiquiatria aborda as dificuldades emocionais, do comportamento e da socialização das crianças e adolescentes, sempre em articulação com as famílias.


Para além de todo o processo de diagnóstico, esta especialidade acompanha a criança ou o adolescente durante o processo de psicoterapia.

 

Algumas das condições onde esta especialidade pode ser útil são os comportamentos de oposição/desafio, os problemas de socialização, a tristeza, ansiedade, crises de pânico, fobias, perturbações psicossomáticas, alterações reativas a eventos de vida (separação de pais, morte de familiar), presença de comportamentos repetitivos, ritualizados, perturbações obsessivo-compulsivas, perturbação de défice de atenção e hiperatividade, perturbações do espectro autista e as perturbações alimentares.

 

Trata-se de uma especialidade importante que se articula frequentemente com outras especialidades médicas e com outros técnicos das áreas da saúde e da educação, com o objetivo de identificar e, se necessário, modificar os fatores que poderão estar a interferir negativamente no desenvolvimento intelectual e psicoafetivo da criança ou adolescente.

Unidades de Pedopsiquiatria