Menu
Pneumologia CUF

Pneumologia

A Pneumologia é a especialidade médica que diagnostica, trata e vigia a globalidade das doenças respiratórias inferiores (traqueia, pulmão e pleura).


As doenças respiratórias constituem um importante problema de saúde pública, pelo elevado número de pessoas afetadas, pelo grau de incapacidade que conferem e pela elevada mortalidade, sendo a terceira causa de morte em Portugal.

 

Serviços e áreas de intervenção de Pneumologia

Os hospitais e clínicas CUF dispõem de serviços de Pneumologia que integram especialistas com diferenciação técnica e vasta experiência clínica no tratamento, diagnóstico e prevenção das doenças do aparelho respiratório.

 

A Pneumologia exerce a sua intervenção em interligação e cooperação com outras especialidades, como a Cirurgia Torácica, a Oncologia, a Cardiologia, a Medicina Intensiva, a Otorrinolaringologia, a Imagiologia e a Medicina Física e Reabilitação.

 

A Pneumologia divide a sua atividade pela consulta, assistência no internamento e no serviço de Atendimento Permanente, dispondo de todas as técnicas diagnósticas e de tratamento.

 

Técnicas de diagnóstico de Pneumologia

Entre as técnicas de diagnóstico realizadas pela Pneumologia destacam-se as técnicas pneumológicas invasivas diagnósticas e terapêuticas (broncovideoscopia, broncofibroscopia, toracentese, drenagem pleural, biópsia pleural, entre outras), pneumologia de Intervenção (resolução da obstrução central das vias aéreas provocada por doença maligna ou benigna) e os exames funcionais respiratórios.

Unidades de Pneumologia