Menu

Reumatologia

A Reumatologia é a especialidade médica que diagnostica e trata todas as doenças que envolvem o aparelho locomotor (ossos, articulações, músculos e tendões), de causa não traumática.


Além de afetarem o aparelho locomotor, as doenças reumáticas podem envolver outros órgãos, como o coração, o rim, o pulmão, o sistema nervoso, o olho e a pele. Como tal, a Reumatologia trabalha em articulação com diversas outras especialidades.

 

As doenças reumáticas englobam um vasto conjunto de condições clínicas que correspondem às doenças crónicas mais comuns do adulto. São, também, uma das mais importantes causas de sofrimento, de incapacidade e de reformas antecipadas.

 

O tratamento das doenças reumáticas tem evoluído de modo muito significativo na última década, originando terapêuticas inovadoras e com enormes benefícios para os doentes.

 

Doenças comuns e incapacitantes, como o Lúpus Eritematoso Sistémico, a Artrite Reumatoide, a Osteoporose e a Espondilartrite, são tratadas pelos médicos reumatologistas.

 

Dentro da Reumatologia, existem algumas áreas de especialização dedicadas ao estudo e tratamento de doenças degenerativas das articulações e coluna vertebral, das doenças ósseas metabólicas, do reumatismo infantil e juvenil, das doenças reumáticas sistémicas e vasculites e das doenças reumáticas extra-articulares.

Unidades de Reumatologia