Menu

Cuidados Paliativos

Alguns hospitais CUF disponibilizam Unidades de Cuidados Paliativos, concretizando o valor de Respeito pela Dignidade e Bem-Estar da Pessoa e a constante preocupação em contribuir para o Desenvolvimento Humano, com Competência e Inovação.

 

Funções e competências das Unidades de Cuidados Paliativos

A Unidade de Cuidados Paliativos tem como principal objetivo o alívio do sofrimento e a promoção da qualidade de vida e da dignidade das pessoas com doenças crónicas, incuráveis, avançadas e progressivas. 

 

Independente da fase da doença, os Cuidados Paliativos pretendem assegurar cuidados ao doente, bem como dar suporte às suas famílias e cuidadores.

 

Os Cuidados Paliativos são multidisciplinares, agregando várias competências no controlo dos sintomas físicos e psíquicos, com abordagem também nos problemas de ordem social e espiritual, que sempre se manifestam na etapa final da vida.

 

A formação específica e a experiência assistencial em Medicina Paliativa dos elementos da equipa interdisciplinar tornam a Unidade de Cuidados Paliativos uma referência, enquanto resposta a situações de descontrolo sintomático físico (dor, dispneia, agitação, vómitos, etc.) e não físico.

 

Para informações mais detalhadas, consulte a respetiva Unidade de Cuidados Paliativos CUF