TERAPIA DA FALA

TERAPIA DA FALA

O Terapeuta da Fala é o profissional a quem compete a prevenção, avaliação, diagnóstico, tratamento e estudo científico da comunicação humana e das perturbações a ela associadas ao nível da fala e da linguagem mas também relacionadas com as funções auditiva, visual, cognitiva, oro-muscular, respiratória, deglutição e voz.

De facto, a comunicação engloba todas as funções associadas à compreensão e à expressão da linguagem oral e escrita, assim como todas as formas de comunicação não verbal e, nesse sentido, a intervenção da terapia da fala, para ser bem-sucedida, tem de abordar todas essas componentes da comunicação.

 

O papel da terapia da fala aplica-se no campo da linguagem, tratando situações de afasia (perturbação da linguagem resultante de lesão neurológica), atrasos no desenvolvimento da linguagem, perturbações específicas da linguagem falada e escrita, e no campo da fluência/voz, intervindo nas perturbações articulatórias (substituições, omissões ou outros erros no discurso das crianças), na disartria (perturbação da fala resultante de lesão neurológica), na apraxia (dificuldade em executar movimentos neuromusculares necessários à produção da fala), na disfluência (gaguez) e na disfonia (perturbação da qualidade vocal caracterizada por rouquidão, esforço vocal, maus hábitos vocais, má utilização do aparelho vocal).

 

A terapia da fala é ainda útil na abordagem e tratamento de problemas da deglutição, como a disfagia (dificuldade em engolir líquidos e sólidos).

Unidades de TERAPIA DA FALA

CUF Almada Clínica CUF Belém Clínica CUF Cascais Hospital CUF Descobertas Hospital CUF Infante Santo Hospital CUF Mafra Clínica CUF Porto Hospital CUF S. Domingos Rana Clínica CUF Santarém Hospital CUF Sintra Clínica CUF Torres Vedras Hospital CUF Viseu Hospital