Urologia
Áreas de Especialização
  1. Doenças da glândula adrenal
  2. Litíase do aparelho urinário
  3. Doenças da Bexiga e Uretra - Uroginecologia e Neurourologia
  4. Doenças da Próstata
  5. Infeções do aparelho geniturinário
  6. Urologia Pediátrica
  7. Andrologia - Saúde do Homem

 

Doenças da glândula adrenal

As doenças da glândula adrenal classicamente incluem patologias endocrinológicas, tais como o síndrome de cushing, o hiperaldosteronismo e o feocromocitoma. Estas doenças requerem uma cuidadosa avaliação endocrinológica e imagiológica, sendo muitas vezes o seu tratamento a cirurgia. A Urologia CUF tem muita experiência no tratamento cirúrgico da glândula adrenal por técnicas minimamente invasivas.

 

Litíase do aparelho urinário

Os urologistas CUF desta área fornecem opções cirúrgicas abrangentes e avançadas. Os doentes que recorrem à CUF beneficiam de um amplo espectro de tecnologias e técnicas endoscópicas, bem como do acesso a equipamentos de última geração. Os urologistas CUF têm sido pioneiros na criação de novos tratamentos e técnicas cirúrgicas. Uma das técnicas de maior experiência e de inovação de reconhecimento mundial é a cirurgia renal percutânea. Através de uma parceria entre a Universidade do Minho e o Instituto Politécnico do Cávado e Ave foi possível conceber uma nova forma de acesso renal mais fácil, segura e sem necessidade de utilização de radiação. Assim, alguns dos nossos médicos são reconhecidos internacionalmente como pioneiros e inovadores desta técnica cirúrgica.

As pedras nos rins podem ser causadas por causas genéticas, desidratação, dieta ou certos medicamentos. Na Urologia CUF, para além do tratamento das pedras, procuramos determinar a causa e prevenir a sua recorrência. Desta forma, em muitos dos hospitais e clínicas CUF, existem consultas de nefrologia dedicadas especificamente na determinação da etiologia e na prevenção dos cálculos renais.

 

Doenças da Bexiga e Uretra - Uroginecologia e Neurourologia

Esta Unidade da Urologia CUF diagnostica e trata todas as patologias benignas da pelve, tais como:

  • incontinência urinária
  • prolapsos dos órgãos pélvicos
  • bexigas neurogénicas
  • cistite intersticial
  • síndrome da dor pélvica crónica
  • fístulas urinárias e retais
  • divertículos uretrais e vesicais

 

A Urologia na CUF Descobertas é o local de maior experiência em Portugal no tratamento cirúrgico de bexigas neurogénicas, tais como aplicação de eletroestimuladores na bexiga e de neuromodeladores.

Dependendo do tipo de disfunção, a rede CUF determina a melhor opção de tratamento e o melhor especialista para atender às necessidades individuais de cada doente. A CUF dispõe de todos as formas de tratamento, incluindo terapêuticas comportamentais, médicas e cirúrgicas, num ambiente multidisciplinar. Todos os tipos de cirurgias minimamente invasivas para a incontinência urinária e prolapsos são considerados, incluindo métodos laparoscópicos e robóticos.

 

Doenças da Próstata

Nesta unidade são estudadas todas as doenças benignas que podem aparecer na glândula prostática, tais como as prostatites e a hiperplasia benigna de próstata. Em relação a esta última doença, alguns dos urologistas CUF, em colaboração com a Escola de Medicina da Universidade do Minho, têm sido pioneiros mundiais na descoberta da sua fisiopatologia. Este facto pode permitir aceder aos mais recentes tratamentos e medidas de prevenção que vão surgindo nesta patologia. Esta doença é muito prevalente e pode perturbar a qualidade de vida dos doentes. Para além dos tratamentos médicos, esta unidade também trata os doentes que têm indicação cirúrgica com os métodos endoscópicos ou outros minimamente invasivos mais modernos e eficazes.

 

Infeções do aparelho geniturinário

O termo infeções do aparelho urinário aplica-se a um conjunto de condições clínicas que podem ir desde uma simples bacteriúria assintomática até a infeções severas do rim como são as pielonefrites, os abcessos renais e a urossépsis. Para além das infeções do aparelho urinário, a urologia também trata as infeções do aparelho genital masculino, tais como orquiepididimites, as prostatites e as doenças sexualmente transmissíveis.

 

Urologia Pediátrica

As anomalias congénitas do aparelho urinário são atualmente, na maioria das vezes, diagnosticadas em idades pediátricas, sendo as mais frequentes:

  • agenesias renais
  • doenças poliquisticas do rim,
  • rins com anomalias de fusão, ectopia ou rotação
  • síndromes de junção pieloureterais
  • refluxos vesicoureterais
  • hipospádias

A maioria destas situações tem tratamento com procedimentos minimamente invasivos, tais como por endoscopia e cirurgia vídeo-assistida.

 

Andrologia - Saúde do Homem

Esta unidade dedica-se ao tratamento da disfunção erétil e da ejaculação prematura, bem como de outras doenças benignas do pénis e da uretra, tais como estenoses da uretra, encurvamentos penianos e doença de Peyronie. Esta unidade tem muita experiência na colocação de próteses penianas para tratamento das impotências refratárias aos tratamentos médicos.

A Andrologia também estuda as condições masculinas de infertilidade. Nesta área os urologistas podem determinar a causa da infertilidade masculina, conseguindo muitas vezes o seu tratamento. Também nesta área trabalha-se em estreita colaboração com os profissionais de reprodução humana de forma a encontrar a melhor solução para cada caso clínico.