Urologia

Educação

Ensino pré-graduado

A CUF desde sempre assumiu como uma prioridade para o desenvolvimento da atividade de prestação de cuidados de saúde a promoção do ensino pré-graduado e a cooperação com as principais instituições universitárias. O nosso comprometimento com o treino da próxima geração de médicos e cientistas mantém-se forte, celebrando-se em 2018 o quinto aniversário dos estágios PECLICUF, programa que resultou de uma parceria entre a Academia CUF e a NOVA Medical School, a fim de permitir aos alunos desta faculdade a aquisição de experiência através de estágios clínicos ou pré-clínicos nos hospitais CUF.

O programa prevê a realização de estágios observacionais de enfermagem para alunos do 1º e 2º ano do mestrado integrado em Medicina, e estágios observacionais médicos ou cirúrgicos com a eventual realização de procedimentos ou técnicas sob orientação dos respetivos tutores, no caso de alunos de Medicina do 3º ao 6º ano. A nível da Urologia, estes estágios clínicos traduzem-se numa clara mais-valia pelo contacto próximo com clínicos de referência em determinadas áreas e com técnicas cirúrgicas que são muitas vezes exclusivas da instituição.

Também a nível pré-graduado, consciente que é do diálogo entre a clínica e a investigação que se deve alicerçar a prática médica, a Urologia CUF desafia os alunos de Medicina interessados em realizar investigação científica, tanto clínica como básica, a desenvolverem projetos comuns interessantes, beneficiando da experiência e do saber do corpo clínico do departamento. A aprendizagem e o desenvolvimento de uma atividade de investigação translacional num ambiente de excelência constituem uma clara mais-valia para o futuro médico e para o progresso do conhecimento.

 

Ensino pós-graduado

Especialidade de Urologia

Visão geral do programa de residência de urologia do Hospital Braga (Urologia CUF)

O programa de internato médico de Urologia CUF - Braga tem a idoneidade total pelo colégio de Urologia da Ordem dos Médicos. O programa de residência de seis anos oferece oportunidades de pesquisa e educação clínica em urologia geral, uro-oncologia, endourologia e litíase, urologia feminina com disfunção miccional e incontinência, cirurgia reconstrutiva, andrologia e trauma urológico. Os internos também ganham experiência em diversas abordagens cirúrgicas, incluindo cirurgia aberta, cirurgia endoscópica, cirurgia laparoscópica e robótica.

Programa geral do internato de urologia (6 anos) - 54 meses; Cirurgia geral (1º ano) - 12 meses; Cirurgia pediátrica - 2 meses; Estágios opcionais - 4 meses - pode ser feito nas seguintes áreas: cirurgia pediátrica, nefrologia, anatomia patológica, imagiologia, ginecologia, cirurgia vascular, cirurgia plástica.

O programa de internato de urologia inclui vários locais: Hospital Braga (afiliado à Escola de Medicina), Universidade do Minho (Hospital central com uma área de referenciação de mais um milhão e duzentos mil pessoas), Hospital CUF Porto, Hospital CUF Descobertas e Hospital CUF Infante Santo. Os residentes rodam através destes três hospitais. Esta rotação dá aos residentes a oportunidade única de ter acesso a uma ampla gama de equipamentos de diagnóstico e tratamento cirúrgico para treino.

 

Fellowships

International Endourology and Laparoscopic Urology Fellowship

Informação Geral

O Fellowship Internacional em Endourologia e Laparoscopia de Urologia da Urologia CUF e do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e da Saúde - Escola de Medicina da Universidade do Minho, oferece a urologistas de todo o mundo formação e treino por períodos variados de tempo. O tempo mínimo de permanência é de dois meses e o máximo é de dois anos.

Os fellows podem ser residentes interessados em aprender técnicas minimamente invasivas básicas ou especialistas em urologia que desejam desenvolver conhecimentos clínicos em endourologia avançada e cirurgia laparoscópica.

O fellowship oferece treino clínico abrangente em todos os aspetos da Endourologia e Cirurgia laparoscópica, bem como oferece a oportunidade de investigação no Instituto de Investigação em Ciências da Vida e da Saúde - Escola de Medicina da Universidade do Minho. O tempo dedicado é de aproximadamente 80% para a clínica e 20% para a investigação. 50% clínico / 50% de investigação também está disponível. Os fellows também podem obter mais experiência com as técnicas minimamente invasivas no laboratório experimental, podendo trabalhar com simuladores e fazer treino em animal para melhorar as habilidades laparoscópica e endoscópica. A combinação de treino com a equipa de tutores no laboratório experimental e a observação na sala de cirurgia permitem ao fellows desenvolver habilidades laparoscópicas e endoscópicas que possibilitam posteriormente iniciar um programa de urologia minimamente invasiva nos seus países de origem.

 

O Fellowship Internacional de Endourologia e Laparoscopia de Urologia inclui vários locais:

  • Hospital de Braga, na cidade de Braga, afiliado com a Escola de Medicina da Universidade do Minho. É um hospital central com uma área de influência de mais de 1,2 milhões de pessoas.
  • Hospital CUF Porto, na cidade do Porto - hospital privado
  • Hospital CUF Descobertas e Hospital CUF Infante Santo, na cidade de Lisboa - hospital privado

Os fellows têm formação nos três hospitais durante o seu treino clínico. Esta rotação dá aos fellows a oportunidade única de experimentar uma ampla gama de equipamentos de diagnóstico e cirúrgico.

 

Atividades clínicas

O programa clínico do fellowship em Endourologia e Laparoscopia é supervisionado por Estevão Lima e Riccardo Autorino. O volume cirúrgico previsto será de 4-5 casos de laparoscopia por semana, incluindo nefrectomia laparoscópica, cistectomia radical laparoscópica, prostatectomia radical extraperitoneal laparoscópica, adenomectomia laparoscópica por hiperplasia benigna da próstata, nefrectomia parcial laparoscópica e ureteropieloplastia laparoscópica, bem como cirurgias complexas abertas. A prostatectomia radical assistida por robô e a nefrectomia parcial assistida por robô serão executadas no Hospital CUF Infante Santo em Lisboa.

Procedimentos cirúrgicos também incluem alto volume de cirurgia de pedra, em particular nephrolithotomy percutânea e ureterorenoscopy semirrígida e flexível com Ho:YAG fragmentação de pedra laser.

 

Carga do caso clínico por ano:

  • Procedimentos percutâneos: 150/ano
  • Procedimentos os: 300/ano
  • Procedimentos endoscópicos proestáticos e da bexiga: 500/ano
  • Procedimentos SWL: 100/ano
  • Procedimentos laparoscopias: 200/ano

 

As atividades clínicas dos companheiros incluem:

  • Três dias de funcionamento por semana
  • Ala redonda (uma rodada semanal)
  • Reuniões semanais urológico seminário
  • Clínica geral de ambulatório semanal
  • Clínica semanal Uro-Oncologia

 

Atividades de pesquisa

O programa de pesquisa de bolsas Endourologia e Laparoscopia oferece a cada participante a oportunidade de participar dos esforços de pesquisa em andamento do pessoal com quem o companheiro vai trabalhar como um investigador Júnior. Os programas de pesquisa de laboratórios ativos focalizam o desenvolvimento de novas técnicas cirúrgicas endoscópicas e laparoscópica e a avaliação de novas tecnologias (por exemplo, notas, menos instrumentos, novos dispositivos, navegação cirúrgica). A equipa já desenvolveu técnicas e conceitos pioneiros que mudaram a cirurgia urológica minimamente invasiva (cirurgia endoscópica do orifício natural da translumen). Atualmente, colaboramos ativamente com grupos de engenharia e com a indústria no desenvolvimento de novas tecnologias cirúrgicas. Um dia por semana é dedicado a atividades de pesquisa.

Com base neste programa de pesquisa, os nossos companheiros irão preparar e submeter pelo menos um manuscrito para publicação. Vão também participar em workshops, congressos e outras reuniões. Devem também realizar dois posters-comunicações/apresentações de vídeo.

 

Laboratórios

O laboratório incorpora: 1 Suite operativa de sobrevivência e Vivarium animal, 9 estações operativas de sobrevivência e estações de formação laparoscópica. As instalações disponíveis e equipamentos cirúrgicos avançados permitem o potencial para qualquer e todas as experiências a serem executadas. Temos instrumentos de laparoscopia e quase todos os itens de equipamento de endourologia. Pessoal dedicado à equipa minimamente invasiva de Urologia está disponível para otimizar a produtividade.

 

Cursos anuais realizados pela Urologia CUF

2018, fevereiro - Postgraduate Course on Human Cadaveric Advanced Laparoscopic Urology - 1st Edition

2018, abril - Masterclass on innovations in minimally invasive urologic surgery

2018, setembro - 1st Symposium Urological Research of the CUF Urology

2018, dezembro - Masterclass with Hands-on Training in Robotic Surgery and International Meeting on Robotic Surgery

 

Voltar