CUF Cascais Hospital
Menu

Hemato-Oncologia

Especialidade médica que diagnostica, trata e vigia todo o tipo de tumores malignos. É uma especialidade hospitalar que se cruza com quase todas as especialidades médicas e cirúrgicas e que vive em estreita relação com a Medicina Interna, a Radioterapia, a Imagiologia, o Laboratório e a Cirurgia Geral.


O Serviço de Hemato-Oncologia é composto por profissionais das especialidades de Oncologia Médica e de Hematologia Clínica. São estes os profissionais que diagnosticam, tratam e vigiam todo o tipo de tumores malignos e outras doenças do sangue, articulando-se de forma multidisciplinar com a Cirurgia Oncológica, a Radioterapia, a Medicina Nuclear, a Anatomia Patológica, a Imagiologia entre outras.

 

Este Serviço conta desde 2010 com um Hospital de Dia para tratamentos farmacológicos (administração de quimioterapia, hormoterapia e outros tratamentos sistémicos), funcionando diariamente das 8h às 20h. O investimento nestas instalações de ambulatório enquadra-se na política de proximidade e personalização de cuidados de saúde do hospital CUF Cascais.

 

Com o Hospital de Dia, o doente passou a usufruir de um acompanhamento mais personalizado e, acima de tudo, mais humano. Neste espaço, tudo foi pensado na lógica do doente. Porque as pessoas que necessitam de cuidados de oncologia procuram um tratamento mais intimista, as instalações foram construídas no último piso do hospital CUF Cascais, o local mais tranquilo da unidade.

 

Com uma confortável sala de espera e um gabinete médico, este espaço bem iluminado e virado ao mar disponibiliza um quarto e uma sala de tratamento. Aqui, onde se realizam as sessões de quimioterapia, foi recriado um ambiente que, para além de facilitar a tolerância ao tratamento, motiva o doente a lutar e vencer a doença. Para além da comodidade, o Hospital de Dia de Hemato-Oncologia está ainda equipado com os equipamentos mais avançados para o tratamento destas doenças.