Luis Luz
Fomos pais de dois bebés-milagre

Em menos de dois anos, Luís Luz e a mulher, Teresa Serrano, apanharam dois grandes sustos. Mas felizmente foram mesmo só isso, sustos.

 

Maria Teresa, a primeira de dois filhos do casal, nasceu a 31 de agosto de 2013, às 32 semanas, com 1,320 quilos. Não sem antes ter sido detetado à bebé um AVC in útero: "Estávamos perante a possibilidade de um parto às 32 semanas do nosso primeiro filho. Havia muita incerteza relativamente ao desfecho e, estando longe da família e amigos, restava-nos apoiar-nos um ao outro", recorda o pai.

Ambos foram alertados para as possíveis consequências dessa condição no futuro de Maria Teresa, mas depois de cinco semanas na Unidade de Cuidados Especiais ao Recém Nascido da CUF Descobertas, tudo acabou por correr bem e hoje a filha de Luís e de Teresa é uma criança saudável.

 

Em 2014, Teresa voltou a engravidar. Em junho de 2015, António nasceu com 36 semanas, quatro antes do previsto, depois de a mãe ter dado entrada de urgência no Atendimento Permanente do Hospital CUF Descobertas. "Fomos diretamente de Portalegre para Lisboa. A minha mulher ia com muitas dores. Entrámos no hospital e passado 20 minutos deu-se a hemorragia, fruto de uma rotura uterina. Felizmente, os médicos atuaram rápido e tudo se resolveu. Foi mais um milagre!", lembra Luís.

 

De ambas as experiências, Luís recorda o "profissionalismo, simpatia e ótimas condições do hospital", assim como o apoio prestado nas cinco semanas que estiveram na CUF Descobertas com Maria Teresa: "Havia sempre uma palavra de conforto e nunca faltou nada - desde a hospitalidade aos meios hospitalares disponíveis em qualquer caso".

 

Maria Teresa: dois anos depois

"Hoje, com dois anos, não se notam quaisquer sequelas - sempre nos alertaram que poderia manifestar algumas", recorda Luís, visivelmente feliz. "A Maria Teresa está em excelentes condições de saúde e isto só foi possível devido à equipa de Cuidados Especiais ao Recém Nascido do Hospital CUF Descobertas", acrescenta.

 

Agradecimentos especiais da família Luz a: Dra. Susana Pinho, Dra. Helena Vicente, Dr. Arlindo de Carvalho, Dr. Jorge Lima na parte de obstetrícia e a toda a equipa da neonatologia, sem exceções. E ainda às enfermeiras Eugénia, Cláudia e Sofia Pereira.