Comunicado Hospital CUF Descobertas - 2 de fevereiro de 2018

O Hospital CUF Descobertas confirma ter diagnosticado e internado mais um caso de Doença dos Legionários, tal como a Direção-Geral da Saúde informou hoje.

Três dos nove doentes anteriormente notificados pelo Hospital CUF Descobertas tiveram alta clínica esta manhã. Os sete doentes que estão no Internamento Geral continuam a evoluir positivamente. Quatro doentes permanecem noutras unidades hospitalares.

O Hospital CUF Descobertas já contactou 784 dos 800 doentes internados durante o período de 6 a 26 de janeiro. Destes, 750 não apresentavam, à data, sintomas compatíveis com Legionella. Os restantes 34 tinham sintomatologia e foram aconselhados a recorrer ao Atendimento Permanente. Destes, 25 já se deslocaram ao Hospital CUF Descobertas e todos apresentaram análises negativas a Legionella, à exceção do doente que foi diagnosticado e internado no dia 31 de janeiro.

Relativamente ​às​​ recomendações das Autoridades de Saúde, ​​o Hospital CUF Descobertas​ iniciou a sua implementação desde o primeiro momento, e pode afirmar que todas as medidas já se encontram totalmente concluídas.

Em paralelo, o Hospital continua a trabalhar com a Autoridade Local e Regional de Saúde para garantir um entendimento rigoroso sobre os factos ocorridos.

Neste momento decorre um processo de análise profundo e detalhado e ainda se aguardam os resultados das análises realizadas no Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.

Conforme já referido anteriormente, o foco da infecção terá tido origem na zona de tratamento das águas quentes mas ainda não existem conclusões seguras sobre as causas concretas do incidente. Trata-se de um sistema operacional com alguma complexidade onde existem interações internas e externas.

Em qualquer caso, importa assinalar que, durante o período de referência, as análises ao cloro e à temperatura da água realizadas regularmente no hospital por entidades externas independentes e acreditadas, apresentaram resultados de acordo com os parâmetros de referência, o que conduz à  necessidade de continuar a aprofundar a análise dos factos, por forma a apurar com total rigor as eventuais razões que poderão estar subjacentes ao ocorrido e assim poder definir com exatidão as eventuais medidas adicionais a implementar.

O Hospital CUF Descobertas continuará a atualizar regularmente todos os dados relacionados com este tema sempre e quando dispuser de novas informações detalhadas e rigorosas.