CUF Viseu introduz dispositivo de monitorização cardíaca inovador

O Hospital CUF Viseu introduziu pela primeira vez na Região do Centro o monitor cardíaco de última geração Carnation Ambulatory Monitor (ou CAM), que possibilita a gravação contínua do ritmo cardíaco durante 7 dias, potenciando a capacidade clínica de diagnóstico de arritmias.

 

Uma arritmia é um problema relacionado com o ritmo dos batimentos cardíacos e ocorre quando os impulsos elétricos do coração não são emitidos de um modo adequado, fazendo com que o coração bata demasiado depressa, demasiado devagar ou de um modo irregular. Estes distúrbios do ritmo cardíaco podem ser responsáveis ​​por sensações incómodas no peito, respiração difícil, mal-estar e tonturas, perda de consciência e, por vezes, paragem cardíaca.

 

Projetado para ser usado discreta e confortavelmente por homens e mulheres, o CAM é colado ao tórax do doente, apresentando vantagens significativas face ao tradicional meio de monitorização de 24 horas, conhecido por Holter.

As grandes mais-valias são a gravação contínua durante 7 dias, possibilitando a recolha de mais dados sobre o coração do doente; a resistência à água, permitindo que o doente possa tomar banho e fazer exercício; e o baixo peso, pequena dimensão e ausência de fios oferecendo mais conforto. Possui também um botão de eventos que permite ao doente reportar sintomas anormais que esteja a sentir para que estes sejam posteriormente analisados pelo médico.