CUF Viseu realiza avaliações de risco gratuitas na Covilhã

O Hospital CUF Viseu vai estar presente no Serra Shopping, nos dias 24 de novembro e 1 de dezembro, entre as 14h00 e as 19h00, para a realização de avaliações de risco de diferentes patologias à população da Covilhã.

 

Com a presença de profissionais especializados, os covilhanenses terão a possibilidade de avaliar o risco para doenças do coração, para problemas da coluna e para o aparecimento de cancro do cólon e reto, numa iniciativa gratuita, que não necessita marcação prévia.

 

Avaliação de Risco Cardiovascular

24 de novembro e 1 de dezembro

As doenças cardiovasculares continuam a ser a principal causa de morte em Portugal, pelo que é missão dos profissionais de saúde sensibilizar a população para a importância da adoção de hábitos de vida saudável para bem da saúde do coração. Na maioria dos casos, a prevenção de doenças cardiovasculares depende do controlo de fatores de risco como o sedentarismo, o tabagismo, a obesidade, entre outros.

Esta avaliação vai consistir na medição de colesterol, glicemia e tensão arterial e realização de eletrocardiograma.

 

Avaliação de Risco de patologias da Coluna

24 de novembro

As dores nas costas são a principal causa de incapacidade no mundo e responsáveis por um terço dos casos de invalidez provocados pelo trabalho, dados revelados pela Global Burden of Disease, num estudo apoiado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Através de um breve inquérito realizado pelos nossos profissionais, será possível avaliar o risco em desenvolver patologias da coluna.

 

Avaliação de Risco do Cancro do Cólon e Reto

1 de dezembro

O cancro do cólon e reto é o 3º cancro mais comum a seguir ao cancro da mama e da próstata, com uma taxa de incidência acima dos 30 casos por 100.000 habitantes em Portugal, afetando mais os homens do que as mulheres.

Neste dia, os nossos profissionais estarão disponíveis para esclarecer o público quanto aos sintomas e fatores de risco desta patologia.

 

Esta iniciativa do Hospital CUF Viseu no Serra Shopping, na Covilhã, pretende sensibilizar para a importância da prevenção e diagnóstico precoce, dada a forte incidência destas patologias na população portuguesa.