Lesões da coluna

Lesões da coluna

A coluna é uma estrutura que está constantemente em esforço. Ela suporta a cabeça, os ombros e toda a parte superior do corpo. É ela que suporta a posição vertical do corpo e permite a flexibilidade para os movimentos de torção e de inclinação. Em simultâneo, tem a função essencial de proteger a medula espinal.

 

A coluna vertebral e sua musculatura são uma estrutura biológica e mecânica complexa, composta de dois tipos básicos de tecido: osso e partes moles.

 

A incidência de lesões da coluna vertebral na prática desportiva é de 10 a 15%, ocorrendo algum grau de défice neurológico em 0,6 a 1% dos casos.

 

Qualquer lesão da coluna vertebral observada entre não atletas pode ser encontrada entre os participantes da prática desportiva. Porém, algumas lesões são mais características dos atletas e apresentam peculiaridades que justificam abordagem mais específica.

 

As lesões da parte inferior da coluna ocorrem em desportos com impacto repetitivo (corrida), movimentos de torção (golfe) ou levantamento de peso.

 

As lesões da região cervical ocorrem em desportos que envolvem contacto como o futebol ou o boxe.

 

A região intermédia da coluna (coluna torácica) está menos sujeita a lesões por ser relativamente imóvel e estar melhor suportada. Aqui, as lesões envolvem as fracturas de costelas, as nevralgias dos intercostais e as distensões musculares causadas por rotações do tronco, pela natação, golf, ténis e pelo esqui.

 

Para efetuar uma marcação de consulta, selecione o separador “corpo clínico” e escolha o médico de uma unidade mais próxima de si.