- CUF
-
Unidades de Saúde
- CUF Almada Clínica
- CUF Alvalade Clínica
- CUF Belém Clínica
- CUF Cascais Hospital
- CUF Coimbra Hospital
- CUF Descobertas Hospital
- CUF Infante Santo Hospital
- CUF Mafra Clínica
- CUF Miraflores Clínica
- CUF Nova SBE Clínica
- CUF Porto Hospital
- CUF Porto Instituto
- CUF S. Domingos Rana Clínica
- CUF S. João da Madeira Clínica
- CUF Santarém Hospital
- CUF Sintra Clínica
- CUF Torres Vedras Hospital
- CUF Viseu Hospital
- Contacte-nos
- Como Chegar
Lesões do ombro

Lesões do ombro
O ombro é uma articulação complexa e é aquela que apresenta maior eixo de movimento, podendo executar movimentos simples ou conjugados.
Para que todos estes movimentos ocorram de uma maneira normal é indispensável a integridade muscular, óssea, tendínea e articular.
Nesta articulação participam três ossos: a clavícula, o úmero e a omoplata.
A articulação do ombro pode ser instável porque a cabeça do úmero é maior do que a cavidade da omoplata onde se insere. Para que permaneça estável, o úmero é mantido na sua posição por músculos, ligamentos e tendões.
Os movimentos do ombro são assegurados por potentes músculos: o deltóide, que recobre a superfície do ombro e os músculos de coifa dos rotadores, mais profundos e que têm funções específicas na mobilidade.
As lesões do ombro são causadas frequentemente por actividades desportivas que envolvem movimentos excessivos e repetitivos do braço acima da cabeça, como a natação, ténis e levantamento de pesos. Algumas actividades do dia-a-dia, como lavar janelas ou paredes, pendurar cortinas e a jardinagem também podem estar implicadas.
Para efetuar uma marcação de consulta, selecione o separador “corpo clínico” e escolha o médico de uma unidade mais próxima de si.