Lesões púbicas e inguinais

Lesões púbicas e inguinais

A região pélvica é uma estrutura óssea em forma de anel formada pelo osso ilíaco, pelo ísquio e pelo osso púbico. Esta estrutura está unida à região sagrada por ligamentos muito fortes.

 

Dentro desta estrutura localizam-se diversos órgãos dos sistemas reprodutivo e digestivo, bem como vários elementos vasculares e nervosos.
 

É também na região pélvica que se ligam diversos músculos que descem para os membros inferiores ou que sobem para o tronco.

 

Como tal, qualquer traumatismo desta região pode ter graves implicações, dependendo das estruturas ou órgãos que forem atingidos.

 

As lesões desta região são comuns nos adolescentes. Uma contracção ou distensão muscular muito forte pode causar uma fractura nos dos ossos da região pélvica. A osteoporose no idoso é outro factor de risco importante.

 

Uma queda ou um acidente de viação são outras causas possíveis para este tipo de lesão.

 

Este tipo de lesões são mais comuns nos homens e, no que se refere ao desporto, são comuns nos praticantes de futebol, rugby, ténis, esgrima, andebol, hóquei e outros.

 

Para efetuar uma marcação de consulta, selecione o separador “corpo clínico” e escolha o médico de uma unidade mais próxima de si.