CUF Infante Santo Hospital
Menu

Hemato-Oncologia

Especialidade médica que diagnostica, trata e vigia todo o tipo de tumores malignos. É uma especialidade hospitalar que se cruza com quase todas as especialidades médicas e cirúrgicas e que vive em estreita relação com a Medicina Interna, a Radioterapia, a Imagiologia, o Laboratório e a Cirurgia Geral.


A Unidade de Oncologia do hospital CUF Infante Santo presta cuidados de diagnóstico e terapêutica a doentes com patologia hematológica e oncológica em três vertentes principais: Consulta externa, Hospital de Dia e Internamento.

 

A assistência é prestada por 3 médicos com especialidade em Hematologia, Oncologia Médica e Medicina Interna. Complementam a equipa um radioterapeuta, um psiquiatra, duas psicólogas e uma nutricionista que no hospital dão apoio especificamente à área, com consultas individuais e reuniões de grupo.

A Unidade conta também com o apoio de enfermeiros especializados, secretariado administrativos e auxiliares de acção médica. Existe ainda disponível a Consulta de Dor, com a colaboração de um anestesista, que funciona também com enfermagem especializada e apoio de Fisioterapia.

 

No Hospital de Dia oncológico, equipado com 7 cadeirões e 3 camas, são efectuados os tratamentos de quimioterapia, bem como executadas técnicas de diagnóstico e terapêutica especializadas do foro hemato-oncológico como as drenagens torácicas e paracenteses, punções lombares e administração de tratamento intra-tecal, punções para mielograma e biópsia óssea e pesquisa de amilóide.

 

São ainda efectuadas algumas técnicas invasivas no âmbito da Consulta da Dor.