CUF Infante Santo Hospital
Menu

Cirurgias

bloco operatórioEste é o espaço onde encontra informação, aconselhamento e resposta para as dúvidas sobre a sua cirurgia.
 

A realização de uma intervenção cirúrgica, seja ela de que tipo for, envolve momentos de grande preocupação e ansiedade para si e para todos os que o acompanham.
 

Pretendemos contribuir para que esses momentos sejam vividos com a maior serenidade possível, assim, facultamos neste espaço toda a informação relativa ao momento que está a viver e estamos disponíveis para responder a todas as questões que nos queira colocar.

 

Bloco Operatório

O Bloco Operatório é um ambiente especial que está preparado e equipado com um conjunto de requisitos específicos para a prática cirúrgica e anestésica, dentro das mais rigorosas condições de higiene e segurança.
O processo de tratamento dos materiais e equipamentos obedece a rigorosas normas de higiene e controlo de infeção, de acordo com os padrões de qualidade pelos quais somos certificados. Pela mesma razão, também o acesso e a circulação de pessoas são condicionados.
 

O Bloco Operatório é constituído por 9 salas e 2 unidades de recobro pós-operatório com camas monitorizadas. Está apetrechado com uma tecnologia inovadora, de acordo com o Programa de Qualidade e inovação instituído pelo Grupo José de Mello Saúde.
Apoiando o Bloco Operatório, o hospital CUF Infante Santo dispõe também de um espaço para realização de exames anatomopatológicos extemporâneos sempre que a situação o justifique. Para este efeito, estão disponíveis patologistas experientes.

 

A Equipa

O Bloco Operatório tem à sua disposição uma equipa médica, de enfermagem e técnica rigorosa e de elevadíssima Qualidade.
A equipa de enfermagem dispõe de formação especializada para dar resposta ao elevado nível de excelência cirúrgica.

 

O que deve fazer à chegada ao hospital?

  • Dirija-se à receção A no piso 0, e apresente à administrativa os seus documentos de identificação;
  • Após as questões administrativas do seu internamento estarem finalizadas, será acompanhado ao quarto por um auxiliar de ação médica;
  • No quarto o enfermeiro dar-lhe-á as boas vindas e colocar-lhe-á algumas questões e informações importantes face à sua situação pré cirúrgica;
  • Aproximadamente 30 minutos antes da hora da cirurgia é encaminhado para o Bloco Operatório por um auxiliar de transporte. O seu familiar ou acompanhante poderá acompanhá-lo até à sala de Transfer do Bloco Operatório;
  • Assim que a intervenção tiver terminado, será transferido para a sala de recobro;
  • O seu familiar será informado do término da Cirurgia. Adicionalmente, o cirurgião ou o enfermeiro dar-lhe-ão informações de como decorreu a cirurgia.

 

O que deve fazer antes da cirurgia?

24 a 48 horas antes da sua cirurgia vai receber um telefonema da equipa “ICare” em que será confirmado o dia e a hora da cirurgia, com instruções sobre o que deve fazer na véspera e no próprio dia.
 

É sempre necessário um jejum de pelo menos 6 a 8 horas, isto é, restrição total de alimentos e líquidos nas horas que antecedem a cirurgia. Se toma regularmente qualquer tipo de medicação, deverá perguntar ao seu cirurgião e/ou anestesista quais pode ou deve continuar a tomar no dia da cirurgia.
 

Se tiver algum tipo de impedimento ou se nos dias que antecedem a cirurgia estiver com tosse, constipado ou com febre, avise imediatamente o Bloco Operatório (telefone: 213 926 100) e/ ou o seu cirurgião.

 

Outros cuidados básicos:

  • Não use maquilhagem, nem verniz no dia da cirurgia
  • Não deve trazer para o Bloco Operatório anéis, pulseiras, colares ou brincos. Deixe os seus valores em casa ou com o seu acompanhante
  • Não se esqueça de trazer consigo os exames que estão na sua posse e os medicamentos que toma regularmente