CUF Infante Santo Hospital
Menu

Cuidados Paliativos Agudos

Cuidados PaliativosCiência e Excelência na arte de cuidar

 

Concretizando a sua máxima de Respeito pela Dignidade e Bem-Estar da Pessoa e a constante preocupação em contribuir para o Desenvolvimento Humano, com Competência e Inovação, o hospital CUF Infante Santo conta desde fim de 2012 com mais uma área de cuidados dedicados - a Unidade de Cuidados Paliativos Agudos (UCPA). 

 

A Unidade, sediada na ala A, piso 2, pretende assegurar cuidados agudos de Excelência a adultos portadores de doenças crónicas e progressivas, qualquer que seja o estádio da doença de base e dar suporte às suas famílias/cuidadores. A formação específica e a experiência assistencial em Medicina Paliativa dos elementos da equipa interdisciplinar tornam a UCPA uma referência, enquanto resposta a situações de descontrolo sintomático físico (dor, dispneia, agitação, vómitos, etc.) e não físico.

 

Está igualmente contemplada a possibilidade (mediante a existência de vaga) de períodos de internamento (até 2 semanas) por exaustão dos cuidadores, também eles alvo das intervenções de promoção e maximização da qualidade de vida preconizadas pelos Cuidados Paliativos.

 

A UCPA dinamiza ainda no gabinete médico inserido no seu espaço físico, 2 vezes na semana, uma consulta de Medicina Paliativa vocacionada para suprir necessidades assistenciais, nas vertentes médica e de enfermagem, perante situações que não careçam de internamento. A referenciação à UCPA (internamento e consulta) poderá ser feita por qualquer médico que detete essa necessidade, permanecendo os médicos assistentes (na instituição ou fora) elementos de ligação e interlocutores nos planos de intervenção propostos. Também os doentes e famílias/cuidadores que assim o desejem poderão, desde que munidos de informação clínica atualizada, solicitar marcação de uma consulta de triagem de Medicina Paliativa.

 

Quaisquer informações relativas à UCPA poderão ser complementadas por contacto pessoal ou telefónico

Enf. Sónia Santos - 926202801

 

A Unidade de Cuidados Paliativos Agudos do Hospital CUF Infante Santo foi certificada pela Sociedade Europeia de Oncologia Médica

Esta distinção é a mais relevante e prestigiante distinção ao nível europeu. O Hospital CUF Infante Santo passa assim a fazer parte dos "ESMO Designated Centres" - Centro Integrado de Oncologia e Cuidados Paliativos. Saiba mais.