10 conselhos para dormir melhor (Slideshow)

Um inquérito americano revelou que 48% da população afirma não ter um número de horas de sono suficiente. Revê-se nesta situação?
Publicado por: CUF em 06 de Setembro 2013
Tags: dormir mal , dormir melhor , dormir pouco , fumar , insónias , sestas

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Apneia do Sono

1. Hora certa para acordar... e deitar-se

Provavelmente acorda todas as manhãs à mesma hora. Por isso, não será muito difícil criar o hábito de se deitar à mesma hora todos os dias. Faça por isso, mesmo ao fim de semana! O nosso corpo precisa de uma rotina.

2. Pratique exercício físico

A prática regular de exercício físico provoca a libertação de neurotransmissores que provocam a sensação de bem-estar, atenuando o stresse e a ansiedade. No entanto, evite fazer exercício físico a partir do final da tarde ou terá, provavelmente, dificuldade em adormecer.

3. Não ceda ao apelo das sestas

As sestas são de evitar, especialmente para quem tem insónia. Se não conseguir resistir a uma sesta, que seja curta - não mais do que 30 minutos e de preferência logo após o almoço, para que não interfira com o sono da noite.

4. Aprenda a gerir o stresse

Organize a sua semana, defina prioridades e delegue tarefas sempre que possível. Reserve algum tempo para fazer algo que lhe dê prazer, seja relaxante e o faça esquecer as preocupações - estas refletem-se na qualidade/quantidade do sono: dar um passeio, conversar com um amigo, fazer ioga ou pilates.

5. Evite a cafeína à tarde e à noite

A cafeína é uma substância estimulante e, como tal, inibe o sono. Por isso, evite o café e as bebidas com cafeína (refrigerantes, chá preto) a partir da tarde.

6. Atenção ao que come ao jantar

O jantar deve ser ligeiro, pois as refeições pesadas tornam mais difícil adormecer e tornam o sono mais agitado e superficial. Se estiver com fome perto da hora de ir deitar-se, opte por algo leve. O consumo de bebidas alcoólicas deve ser evitado nas duas horas que precedem a altura de ir dormir.

7. Deixe de fumar

Para além de todos os seus efeitos nocivos para a nossa saúde, a nicotina é estimulante, dificultando que se adormeça, e interrompe o sono - é frequente os fumadores acordarem, a meio da noite, devido aos sintomas de privação da nicotina.

8. Prepare o quarto para um sono perfeito

O quarto deve estar escuro, silencioso e a uma temperatura amena. Não deve ter televisão, computador ou documentos relacionados com o trabalho. As preocupações também são para ficar do lado de fora da porta.

9. Vá dormir só quando tiver sono

Não conseguir adormecer cria ansiedade (geralmente damos por nós a pensar que só vamos dormir 7 horas, 6, 5, ...) e, por sua vez, a ansiedade faz com que se tenha ainda maior dificuldade em adormecer.

10. Se não conseguir adormecer logo...

Se passou mais de meia hora e continua desperto, levante-se, vá até à sala, ouça música, ou leia um livro até o sono chegar.

No entanto, se dorme mal frequentemente, esteja atento. O sono insuficiente e pouco reparador tem consequências na saúde e bem-estar. Consultar um especialista pode ser muito útil para detetar as causas do problema e tratá-las.