7 hábitos amigos do coração e inimigos do cancro (Slideshow)

Um estudo conduzido pela American Heart Association (AHA) apurou que os adeptos de 7 hábitos cardiovasculares saudáveis tinham uma probabilidade 38% menor de vir a ter cancro.
Publicado por: CUF em 07 de Agosto 2013
Tags: alimentação saudável , exercício físico , hábitos cardiovasculares saudáveis , não fumar , prevenção do cancro
7 hábitos amigos do coração e inimigos do cancro

1. Faça uma dieta saudável

Rodeie-se de alimentos ricos em fibra, fruta, vegetais e proteínas magras. Evite o sal.

2. Pratique exercício físico

30 minutos de atividade física moderada, 5 vezes por semana, ajuda a diminuir o risco de doenças cardiovasculares e de diabetes.   

3. Mantenha um peso adequado

A gordura e, em especial, a gordura abdominal (considerada a mais perigosa), aumenta o risco de colesterol elevado, hipertensão e diabetes. 

4. Não fume!

Fumar inflige danos em todos o sistema circulatório, aumenta o risco de doença coronária, endurecimento das artérias, coágulos no sangue e aneurismas.

5. Evite o açúcar!

A ingestão de açúcares refinados, que se encontram em abundância nos refrigerantes, sobremesas e outros doces, levam ao aumento dos níveis de açúcar no sangue e são prejudiciais para os nossos órgãos vitais.

6. Previna a hipertensão

A hipertensão, uma doença silenciosa, aumenta o risco de insuficiência cardíaca, AVC, enfarte do miocárdio e lesões nos rins. Pratique exercício físico e previna o excesso de peso, faça uma alimentação saudável, evite a ingestão de sal e meça a tensão arterial regularmente.

7. Controle o colesterol

Apesar de ser necessário para o nosso organismo desempenhar várias funções vitais, quando existe em excesso no sangue, o colesterol aumenta o risco de doença coronária. Evite gorduras saturadas, controle o peso, pratique exercício físico regularmente e não fume.