8 alimentos que estimulam o sistema imunitário (Slideshow)

Com a chegada do Inverno é importante reforçar os cuidados com a saúde, a fim de evitar gripes e constipações. Conheça os nutrientes essenciais para reforçar o sistema imunitário.
Publicado por: CUF em 09 de Fevereiro 2017
Tags: alimentos antioxidantes , antioxidantes , constipação , constipações , frio , gripe , gripes , inverno , nutrição , sistema imunitário , vitamina C , vitaminas , zinco
8 alimentos que estimulam o sistema imunitário

1. Laranja, Limão e Kiwi

São fontes alimentares de vitamina C, que têm propriedades antioxidantes, ou seja, evitam a oxidação das células do sistema imunitário. Ao consumi-los, impede a morte das células e permite que o organismo esteja mais preparado quando for exposto aos agentes agressores.

2. Cogumelos

Os cogumelos são ricos em antioxidantes e selénio. Quando os níveis de selénio no organismo estão baixos, ficamos mais suscetíveis a gripes e constipações. Para além disso, os cogumelos também são ricos em vitaminas do complexo B, nomeadamente a niacina (B3) e riboflavina (B2) que fortalecem o sistema imunitário.

3. Sementes de Abóbora

As sementes de abóbora possuem zinco na sua constituição. O zinco é um mineral que atua e regula a função das células do sistema imunitário.

4. Amêndoas

As amêndoas são ricas em vitamina E e B3 (niacina). Estas duas vitaminas juntas fortalecem o sistema imunitário e ajudam a combater o stress.

5. Iogurte

Contem bactérias que agem sobre mediadores da resposta inflamatória no organismo, ajudando a combater doenças inflamatórias do intestino.

6. Alho

Combate diretamente a Helicobacter pylori, uma bactéria associada à gastrite, úlceras e neoplasia do estômago. Para além disso, possui na sua constituição bioquímica substâncias que estimulam a atividade celular do sistema imunitário.

7. Espinafres

Possuem folato, que participa na produção de novas células e na reparação do ADN. São ainda uma boa fonte de fibras, antioxidantes e vitamina C.

8. Batata doce

Possui Beta-Caroteno e vitamina A. A sua atividade antioxidante pode estar ligada ao combate do envelhecimento e à redução do aparecimento de alguns tipos de neoplasia.