À conversa sobre geriatria (Vídeo)

Quais são os sinais de envelhecimento mais comuns? Quem deve recorrer à consulta de geriatria? E o que trata esta especialidade clínica? Encontre estas respostas (e outras!) neste vídeo.
Publicado por: CUF em 06 de Abril 2018
Tags: geriatria , idosos , envelhecimento , Seniores
À conversa sobre geriatria

Sabe o que é a geriatria? É simples: é a medicina dos idosos. Sabemos reconhecer os sinais aparentes do envelhecimento, como o surgimento de cabelos brancos, mas há outras particularidades nas pessoas mais velhas, que são normais, mas que se traduzem em sinais de doença diferentes daqueles dos que manifestam indivíduos jovens.

Segundo João Gorjão Clara, médico especialista em geriatria, “muitas vezes, o órgão que se queixa primeiro não é o órgão sede de doença, mas é o cérebro, que é aquele que sofre mais porque é o órgão mais débil que nós temos, mais sensível”. Além disso, continua, “mais do que a doença, interessa que sejamos avaliados na nossa globalidade; podemos ter diabetes, podemos ter doença coronária, mas é preciso saber como é que estamos sob o ponto de vista emocional, (…) intelectual, (…) motor, (…) nutricional, (…) social”.

Através deste vídeo, fique a saber mais sobre esta especialidade clínica multidisciplinar.