Acne na adolescência: 7 alimentos que aliviam os sintomas (Slideshow)

Uma má alimentação pode contribuir para a acne na adolescência. Conheça os melhores aliados contra este problema que é um pesadelo para os adolescentes.
Publicado por: CUF em 16 de Novembro 2016
Tags: acne , adolescência , alimentação
Acne na adolescência: 7 alimentos que aliviam os sintomas

Prefira cereais e outros hidratos de carbono integrais em vez dos simples

Os hidratos de carbono integrais têm uma carga glicémica mais baixa. Os hidratos de carbono simples, sobretudo os processados, como bolachas, biscoitos ou pão branco, são mais suscetíveis de desencadear uma crise de acne. Este tipo de alimentos provoca um aumento rápido do açúcar no sangue, o que faz disparar os níveis de insulina. Ora, a insulina tem a capacidade de aumentar a ação das glândulas sebáceas, tornando a pele mais oleosa e tapando os poros.

Dê luz verde aos hortícolas

Prefira os que têm uma baixa carga glicémica, como a couve-flor e os brócolos. Os vegetais fornecem antioxidantes, que lutam contra os radicais livres, responsáveis pela inflamação e por danos no organismo.

Coma mais leguminosas, como lentilhas, feijão e grão-de-bico

As leguminosas têm uma carga glicémica baixa e podem substituir as carnes processadas carregadas de gorduras, que são de evitar para controlar a acne. Além disso, contêm zinco, apontado como um aliado contra este problema.

Coma mais peixes ricos em ómega 3, como salmão e carapau

Os ácidos gordos ómega 3 controlam a produção de leucotrienos, moléculas do corpo que aumentam a oleosidade e a inflamação responsável pela acne. O salmão também contém sais minerais associados à saúde da pele, como o selénio.

Experimente outro tipo de laticínios, como iogurtes magros não açucarados

Embora não esteja comprovada a relação entre a ingestão de laticínios e o aparecimento da acne, existem vários exemplos de pessoas cuja pele melhora significativamente após reduzirem a quantidade de produtos derivados do leite consumidos. Os laticínios são fontes importantes de cálcio e vitamina D, essenciais para o organismo se manter saudável. Se reduzir o seu consumo, substitua-os por outros alimentos ricos nestes nutrientes. Os legumes de folha verde, como os espinafres e os brócolos, são ricos em cálcio. Além disso, o seu índice glicémico é dos mais baixos. 

Cenouras, batata-doce, melão e outros alimentos ricos em vitamina A

É sabido que a Vitamina A é uma grande aliada da saúde da pele, ajudando a controlar a produção de sebo.

Beba sumos naturais e batidos de frutas ricas em vitamina C e E

O sumo de laranja contém muita vitamina C, que fortalece o sistema imunitário e favorece a cicatrização das lesões da acne. Já o abacate é uma excelente fonte de vitamina E, que atua a nível da regulação hormonal. Ambos contribuem para diminuir as crises de acne. Substitua o açúcar por adoçantes naturais, como mel ou stevia.