Ainda vai a tempo: recupere dos excessos das festas!

O período festivo foi abundante em exageros e o cansaço e a inércia apoderaram-se de si. Mas ainda pode recuperar a forma!
Publicado por: CUF em 02 de Janeiro 2018
Tags: açúcar , doces , excessos alimentares , exercício físico
Recupere dos excessos das festas

Apesar de já ter tomado as suas resoluções de ano novo, as iguarias das festas de Natal e de fim de ano foram uma tentação irresistível, o stresse das festas tomou conta de si e o cansaço parece não querer ir embora.

No entanto, isto não significa que não leve adiante os seus planos e tenha uma alimentação e estilo de vida mais saudáveis. Recupere a forma e mantenha-a. Todo o ano.

 

Faça uma dieta equilibrada e variada

  • Fracione as refeições Faça 3 refeições principais e, pelo menos, uma merenda/lanche entre estas;
  • Nunca "salte" o pequeno-almoço Este é essencial para quebrar o jejum noturno e fornecer-nos energia e nutrientes para o resto do dia. Opte por leite e derivados, pão/cereais e fruta;
  • Merenda da manhã e lanche da tarde Coma uma peça de fruta ou uma fatia de pão escuro com queijo magro e um iogurte magro;
  • Sopa Inicie sempre o almoço e o jantar com um prato de sopa, que proporciona saciedade e leva a que não coma demasiado a seguir;
  • Vegetais e legumes Ingira sempre uma porção de vegetais/legumes às refeições principais, reduzindo as porções de batatas, arroz ou massa (que devem ser integrais);
  • Peles e gorduras Retire sempre as peles e gorduras visíveis da carne e do peixe;
  • Não se esqueça do peixe Ingira peixe pelo menos duas vezes por semana, dando preferência ao salmão, arenque, sardinha e cavala (ricos em ácidos gordos essenciais ómega-3);
  • Azeite Utilize o azeite como gordura de eleição para confecionar e temperar os alimentos;
  • Menos sal Substitua o sal por ervas e especiarias;
  • Fruta Ingira sempre uma peça de fruta para finalizar a refeição;
  • Corte nas calorias Tente restringir a ingestão de alimentos muito calóricos a uma ou duas vezes por semana, no máximo. Evite o açúcar (doces, bolachas, refrigerantes açucarados) e bebidas alcoólicas;
  • Fritos e panados Restrinja a ingestão de fritos e panados;
  • Hidrate-se Beba diariamente muita água, sumos de fruta ou tisanas (sem açúcar);
  • Lista de compras Quando for ao supermercado, faça uma lista de compras com aquilo que é estritamente necessário. E não vá ao supermercado quando estiver com fome!
  • Ceia Se se costuma deitar mais de 3 horas depois de ter jantado, faça uma ceia leve.

 

E... regresse ao ginásio

Se falhou as visitas ao ginásio durante as últimas semanas, é tempo de regressar e, idealmente, aumentar o seu gasto energético. Se a atividade física que pratica não lhe dá realmente prazer, escolha uma que lhe dê a sensação de satisfação, lhe aumente a autoestima e o ajude a relaxar e gerir melhor o stresse. E não precisa, necessariamente, de ir ginásio. Qualquer que seja a modalidade que elegeu, tente praticá-la, pelo menos, 3 vezes por semana e, se possível, caminhar um pouco diariamente.

 

Não se esqueça!

Se prometeu a si próprio deixar de fumar neste novo ano que começou e ainda não pôs em prática a decisão, não desista ainda antes de tentar. Os benefícios de deixar o cigarro para trás são inúmeros!