Às compras no supermercado: 10 conselhos essenciais

Partilhamos as estratégias que asseguram escolhas mais saudáveis.
Publicado por: CUF em 18 de Agosto 2014
Tags: açúcar mascavado , compras , dextrose , glicose , gordura , maltose , rótulos , sal , sódio , supermercado

Uma simples ida ao supermercado pode, por vezes, acabar por corresponder a um carrinho recheado de alimentos pouco nutritivos e a uma conta cara. Revê-se nesta situação?

Para que isso não aconteça, aqui ficam alguns conselhos para a sua próxima "viagem" ao supermercado.

 

Antes de sair de casa

1. Elabore uma lista de compras;

2. Vá às compras após uma refeição;

3. Quando possível, vá sozinho;

4. Se for com crianças ao supermercado, resista aos inúmeros pedidos que elas lhe vão fazer e ensine-as a fazer escolhas: um chocolate ou um pacote de bolachas doces;

 

No supermercado

5. Leia com atenção os rótulos e compare os produtos da mesma categoria: escolha aqueles que têm menor teor de gordura, açúcar e sal;

6. Percorra as várias prateleiras e expositores, estando atento às várias ofertas e não se fixando apenas nos produtos que se encontram ao nível dos seus olhos;

7. Se tem uma família numerosa, opte por comprar packs familiares já que, na maioria das vezes, a relação preço/quantidade é vantajosa. Desconfie dos packs económicos, pois inúmeras vezes trazem menos quantidade que os restantes concorrentes;

8. Leia com atenção o a lista de ingredientes de cada produto e esteja alerta principalmente em relação aos produtos em que o sal/sódio, a gordura e/ou o açúcar encabeçam a listagem;

9. Alguns produtos podem não conter açúcar (sob a forma de sacarose) mas podem ter outros açúcares como frutose, açúcar invertido, açúcar mascavado, glicose, dextrose, maltose, melado, mel e xarope de milho. É importante identificar os açúcares existentes no produto que vai adquirir;

10. Ao fazer as suas compras, deixe para último lugar os alimentos que necessitam de refrigeração, o que evita que se estraguem.