Como preparar a marmita do seu filho? (Slideshow)

Saiba quais os ingredientes que não podem faltar para um lanche saudável, nutritivo e criativo!
Publicado por: Mónica Pitta Grós Dias em 12 de Abril 2018
Tags: marmita , lanches saudáveis , lancheira
Como preparar a marmita do seu filho?

1. Alimentação em Idade Escolar

Os primeiros anos de vida da criança são ideais para transmitir conhecimentos importantes, nomeadamente ao nível da alimentação, havendo assim a grande possibilidade de se criarem hábitos alimentares saudáveis que poderão perdurar pela vida fora.

O momento de preparação dos alimentos representa uma oportunidade de praticar e fortalecer os conhecimentos alimentares e nutricionais das crianças, desenvolvendo uma aprendizagem sobre alimentação e enraizando hábitos alimentares saudáveis.

2. O que não pode faltar na marmita do seu filho?

Preparar a marmita das crianças todos os dias é uma tarefa que requer criatividade. Incluir frutas e, se possível, legumes, faz a diferença e são opções saudáveis para uma nutrição equilibrada.

Deve assegurar que existe na marmita:

  • uma fonte de proteína ou lácteo (leite, iogurte, queijo)
  • uma fruta ou legume (pelas fontes de vitaminas, fibras e minerais)
  • um hidrato de carbono para fornecer energia (pães e cereais)
  • uma bebida para hidratar (água ou sumo natural)

3. Envolva o seu filho na preparação da marmita

Higienize a marmita diariamente, para evitar o acumular de restos de comida e odores desagradáveis.

É importante envolver o seu filho no processo de montagem da marmita: peça a sua opinião e ajuda para despertar o interesse pela alimentação saudável e equilibrada.

4. O que deve incluir dentro da marmita?

Frutas da época possuem menos agrotóxicos e costumam ser mais baratas. Com casca ou fáceis de descascar (como banana), dado que a maioria delas perde vitaminas e oxida (fica com aparência escura) quando cortadas. Devem ser enviadas já lavadas e secas.

Água mineral fresca ajuda a criar o hábito de beber ao longo do dia, aumentando a hidratação.

Sumo natural preparado antes de sair de casa. Na falta de tempo, uma dica é congelar o líquido em formas de gelo e colocar os cubos na garrafa. A bebida irá descongelar aos poucos até a hora do lanche.

5. Deve acondicionar bem os alimentos

As sandes devem ser guardadas num recipiente fechado ou bolsa lavável e reutilizável para proteger e evitar a troca de aromas. Os alimentos devem estar bem acondicionados para que não saiam do lugar até chegar à escola.

Por questões de higiene e saúde alimentar, o lanche deve ir dentro da marmita, deixando os alimentos longe dos materiais escolares.

6. Como fazer as melhores escolhas?

Ao escolher os alimentos, prefira:

  • Pão de mistura, bolachas de arroz ou de milho em vez de pão branco, bolachas recheadas e salgadinhos
  • Fruta natural em vez da seca e desidratada
  • Sumo natural em vez de sumos de pacote, refrigerantes ou achocolatados

Os produtos industrializados são ricos em açúcares, gorduras e conservantes e com pouco valor nutricional.

7. Diversificar para cativar

Varie as opções de proteína (leite, iogurte, queijo branco, ricota temperada, requeijão, creme de ricota, queijo creme).

Os queijos são ótimos para fazer criações: rolinhos e formatos com moldes de biscoitos.

8. Os olhos também comem

Escolha alimentos que a criança goste e esteja acostumada a comer, fazendo com que a marmita seja uma extensão da alimentação de casa.

Use cortadores de biscoitos e sandes em formatos divertidos para o lanche ficar diferente e atrativo.

9. Mãos na massa: sugestão de lanches para uma semana

SEGUNDA-FEIRA Manhã: 1 nectarina cortada + 1/2 pão de mistura com manteiga | Tarde: 1/2 pão de mistura + 1 fatia de fiambre de peru + iogurte líquido + caixinha com ananás cortado

TERÇA-FEIRA Manhã: 1 pera cortada + 1/2 pão de mistura + 1 fatia de fiambre de peru | Tarde: 1/2 pão de mistura com manteiga + 1 pacote de leite simples + 1 banana da madeira

QUARTA-FEIRA Manhã: 1 caixinha com bagos de uva e tomate cereja + 1/2 pão + 1 fatia de fiambre de peru | Tarde: 1 caixinha com tomate cereja + 1 triângulo de queijo + 2 bolachas de água e sal

QUINTA-FEIRA Manhã: 1 maçã + 1 iogurte de aroma + 2 bolachas de aveia | Tarde: 1/2 pão tipo francês com alface, tomate e queijo

SEXTA-FEIRA Manhã: 1 caixinha com gomos de clementina + iogurte líquido | Tarde: 1 sandes (1 pão mistura + 1 fatia de fiambre de peru + 1 folha de alface + 2 rodelas de tomate)