Lanche saudável (Slideshow)

Batatas fritas, pãezinhos com chocolate, bolachas... Não. Zele pela saúde do seu filho e aposte em lanches saudáveis.
Publicado por: CUF em 26 de Setembro 2013
Tags: lancheira , lanches , lanches saudáveis , merendas , merendas saudáveis , obesidade infantil , prevenir a obesidade infantil

1. A tentação dos "snacks" prejudica os lanches saudáveis

Um estudo publicado em janeiro de 2013 na revista Pediatrics denunciava a ingestão de snacks pouco saudáveis (batatas fritas, bolachas, doces) entre as refeições (e, frequentemente, frente à televisão) como um dos principais responsáveis pelo aumento da obesidade infantil nos Estados Unidos. Opte por fazer um lanche saudável com snacks igualmente deliciosos.

2. Obesidade infantil em Portugal

De acordo com dados da Plataforma contra a Obesidade, Portugal é dos países europeus com maior prevalência de excesso de peso e obesidade em crianças, fruto da mudança de hábitos alimentares, de uma alimentação rica em calorias e pobre em nutrientes. Pensa-se que a atividade física reduzida também contribui para esta realidade. De modo a inverter estes dados, é fundamental que crie bons hábitos alimentares nas crianças com refeições e lanches saudáveis.

3. Merendas e lanches saudáveis na escola

Cabe aos pais demonstrarem às crianças que todas as refeições (incluindo as merendas e lanches) podem e devem ser, em simultâneo, saborosas e saudáveis. Se o seu filho costuma "petiscar" alimentos pouco saudáveis entre as refeições ou levar um bolo ou croissant com creme para comer na escola, está na altura de mudar o "menu"  e incluir um lanche saudável nos seus hábitos diários .

4. O que incluir num lanche saudável?

As merendas e os lanches devem incluir uma peça de fruta, como uma maçã ou uma pera; ½ ou uma sandes de pão escuro com uma fatia de queijo, fiambres magros ou peito de peru. De vez em quando, substitua a sandes por duas ou três bolachas simples e sem recheio.

5. E para beber?

Opte por iogurtes pouco gordos, leite simples ou mesmo água para lanches saudáveis. Os refrigerantes não são a bebida mais adequada, pois a grande maioria são ricos em açúcar e podem conter outros aditivos.

6. O que a lancheira NÃO deve ter...

Para um lanche saudável, deve deixar de fora da lancheira alimentos como: bolos; pãezinhos com chocolate; batatas fritas; chocolates; pipocas; gomas; rebuçados; chupa- chupas e... os já mencionados refrigerantes.