Mudar a fralda: os segredos

Manter a pele do bebé saudável é essencial para evitar a dermatite da fralda/assadura. Partilhamos consigo todos os truques.
Publicado por: CUF em 07 de Agosto 2013
Tags: assaduras , dermatite das fraldas , fraldas , limpeza do bebé

De certeza que todos os pais já se interrogaram: "por que é que o meu bebé tem assaduras?". A resposta para esta questão é simples. As assaduras podem ocorrer se o bebé tiver uma pele muito sensível, quando a fralda húmida de urina e dejeção (cocó) permanece em contato com a pele por muito tempo, em caso de diarreia pelos agentes digestivos na dejeção, reação alérgica aos produtos sintéticos que compõem a fralda, quando o bebé está a fazer antibióticos (fica suscetível ao aparecimento de microrganismos que podem infetar a pele) ou candidíase.

 

Como prevenir a irritação da pele?

A melhor forma de prevenir a assadura da pele do bebé é mudar com frequência a fralda especialmente se tiver tido uma dejeção. Pode também utilizar um creme barreira para proteger a pele.

 

  1. Em cada muda de fralda limpe a pele do bebé com disco/quadrado de algodão e água de limpeza ou se a pele está muito irritada com água morna (menos doloroso).
     
  2. A utilização de toalhitas pode secar a pele do bebé. Se optar por utilizá-las certifique-se que não contêm álcool.
     
  3. Assegure-se que a pele do bebé fica bem seca (sem esfregar) antes de colocar a fralda nova.
     
  4. Utilize um creme barreira com vitamina A e óxido de zinco, se o utilizar deve removê-lo em cada muda de fralda e fazer uma nova aplicação, apenas no rabo do bebé. Não partilhe o creme e se necessitar de aplicar mais creme utilize um dedo limpo para o retirar da embalagem.
     
  5. Quando colocar a fralda, não a aperte demasiado, pois além de ser desconfortável, não favorece a circulação de ar dentro da fralda.
     
  6. Se a pele ficar muito irritada (dermatite das fraldas) mantenha os cuidados já referidos e deixe o bebé sem fralda durante curtos períodos de tempo, para que a pele fique exposta ao ar. Para além de proporcionar conforto acelera o processo de regeneração da pele.
     
  7. Lave as mãos após a mudança da fralda, e se necessário, limpe as do bebé também.
     
  8. Se a dermatite da fralda se mantiver por mais de três dias, a pele estiver muito encarnada e com manchas arredondadas pode existir uma Candidíase. Esta é causada por um fungo que existe no intestino sem provocar doença, mas na presença de dermatite da fralda pode provocar infeção. Nesta situação entre em contato com o seu pediatra, para que seja prescrito um creme antifúngico.

 

Sabia que...

Tanto as fraldas descartáveis como as de pano podem provocar alergias - as primeiras pelos seus componentes sintéticos, as segundas devido ao facto de alguns detergentes ou amaciadores utilizados para as lavar poderem irritar a pele.