Passa o dia à secretária? Corrija a sua postura (Vídeo)

Se o seu trabalho envolve passar muito tempo ao computador, é natural que nem sempre adote as posições mais exemplares. Veja o vídeo e aprenda, passo a passo, as regras para uma boa postura.
Publicado por: CUF em 08 de Setembro 2019
Tags: postura , má postura , costas , dores , coluna , fisioterapia
Fisioterapia Postura

No sofá, ao computador ou quando mexemos no telemóvel. São muitos os hábitos do nosso dia a dia que nos levam a adotar posturas que não são as mais adequadas e, pior ainda, a fazê-lo por períodos de tempo prolongados.

 

Especialmente a longo prazo, são várias as consequências que podem resultar de uma má postura: "Além de haver alterações e desordens a nível muscular, como encurtamentos, e diminuição da mobilidade articular, existem também algumas alterações a nível da curvatura da coluna", explica a fisioterapeuta CUF, Telma Velhinho.

Mas como é o nosso corpo nos "avisa" de que a postura que adotamos não é a melhor? Dor prolongada, dores irradiadas ou dormências são os principais sintomas que deverão levar à consulta de um profissional de saúde, no entanto existem outros sintomas "como a diminuição da mobilidade [ou] alguns encurtamentos musculares que limitam um bocadinho o quotidiano, mas as pessoas acabam por não dar tanta importância".

Para ter uma boa postura enquanto está sentado à secretária, deve "ter a cabeça alinhada, uma boa posição da coluna, um correto alinhamento das ancas e os joelhos e pés à largura das ancas. No fundo é ter uma harmonia entre todos os segmentos do corpo", afirma Telma Velhinho. E estes gestos são muito simples de aplicar na vida real: a fisioterapeuta CUF explica-lhe passo a passo o que deve fazer e ainda lhe dá algumas dicas quanto aos melhores alongamentos para fazer nas suas pausas.