Previna as lesões em férias!

Antes de ir de férias, não deixe de consultar um especialista em medicina desportiva.
Publicado por: Marcos Miranda em 16 de Maio 2014
Tags: diabetes , diurético , doença coronária , enfarte , férias , lesões , tensão arterial

Aproximam-se as férias e, quer vá para fora ou fique por casa, as propostas para ocupar o tempo de um modo ativo são abundantes. Para muitos, é a altura em que decidem quebrar o sedentarismo quotidiano ou, até, avançar para algo mais ousado. No entanto, para evitar estragar os planos feitos ao longo do ano ou, mesmo, arriscar a perda de um investimento considerável, deverão ser tomadas algumas precauções em termos de preparação e de prevenção da ocorrência de lesões ou acidentes. Siga estes conselhos!

 

Antes das férias: consulte o médico

A avaliação médica, em função do tipo de atividade que pretende fazer ou que poderá esperar encontrar no local para onde vai, é fundamental. Se existem fatores de risco associados, estes devem ser avaliados e o médico vai fazer o aconselhamento necessário no sentido de prevenir alterações substanciais do estado de saúde. Por exemplo, se vai praticar atividades ao ar livre e está a tomar um diurético para controle da tensão arterial, deverá ter cuidados extra com a hidratação; se é diabético, deverá ter cuidados extra fazendo algum tipo de suplementação alimentar para evitar quedas graves dos níveis de açúcar no sangue provocadas pelo aumento da atividade física.

 

Atenção!

Não devemos esquecer que a doença coronária (enfarte) é uma das principais causas de morte súbita relacionadas com o exercício para quem já passou a barreira dos 35 anos de idade, pelo que é aconselhável uma prova de esforço para o seu despiste.