Recupere e rejuvenesça o seu rosto: técnicas da dermatologia cosmética

Ajude a sua pele a recuperar da exposição solar e, em simultâneo, a ficar mais jovem
Publicado por: CUF em 01 de Setembro 2015
Tags: consulta de dermatologia cosmética , dermatologia cosmética , dermocosmética , exposição solar , flacidez , pele , rugas , sol

Durante o verão, a maior exposição ao sol, ao vento, ao sal e ao cloro desidratam a pele e contribuem para o envelhecimento precoce da tez. Em simultâneo, é habitual que com o avançar dos anos também surjam rugas, imperfeições e a pele perca a firmeza. Se, por um lado, é fundamental ter cuidados de proteção solar e hidratação diários (seja no verão ou no inverno), por outro, a investigação na área da dermatologia cosmética proporciona-lhe várias soluções inovadoras e eficazes para combater o envelhecimento cutâneo.

 

Como envelhece a pele

Existem dois tipos de envelhecimento cutâneo: o envelhecimento intrínseco e o extrínseco.

O primeiro está associado diretamente ao processo de envelhecimento e é determinado, principalmente, por fatores genéticos e hormonais.

O envelhecimento extrínseco é provocado pela exposição à radiação solar ultravioleta, poluição, stress, tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas em excesso, sono insuficiente e dieta pouco equilibrada. Cuidado, o consumo exagerado de alimentos açucarados também acelera o envelhecimento da pele!

Se é verdade que não pode evitar o envelhecimento intrínseco, está ao seu alcance prevenir e atuar contra o envelhecimento causado por fatores externos.

 

Cuidados diários em qualquer idade

Em primeiro lugar, limpar a pele e hidratá-la com cosméticos adequados ao seu tipo de pele, de manhã e à noite, são cuidados diários essenciais - se não sabe qual é o seu tipo de pele, um médico dermatologista poderá esclarecê-la/o.

De manhã, deve sempre aplicar protetor solar. Hoje em dia, existem inúmeros cosméticos com fator de proteção incorporado (FPS), o que lhe facilita a tarefa. Também deve hidratar o corpo uma ou duas vezes por dia, consoante o seu tipo de pele.

Com a chegada das temperaturas mais frias, deve ter cuidados acrescidos com as zonas mais sensíveis (leia o artigo "Hidratação: defenda a pele do frio").

 

Estilo de vida aliado da pele

Procure ter uma alimentação equilibrada, pobre em gorduras e açúcares e rica em nutrientes. Beba entre 1,5L a 2L de água. Não consuma bebidas alcoólicas em excesso e, se fuma, tente eliminar esse mau hábito que envelhece muito a sua pele - já para não falar do facto do tabagismo estar associado ao desenvolvimento de doenças graves. Procure encontrar estratégias para gerir o stress, seja através da prática de exercício físico, técnicas de relaxamento ou, simplesmente, atividades que lhe deem prazer.

 

Rejuvenescer a pele: as técnicas disponíveis

Se gostava de atenuar os sinais de envelhecimento da pele sem recorrer à cirurgia plástica, fique a saber que existem tratamentos minimamente invasivos que conseguem eliminar eficazmente rugas, manchas e flacidez. A pesquisa na área da dermocosmética tem-se desenvolvido muito nas últimas décadas e a procura por tratamentos pouco invasivos com resultados visíveis em pouco tempo intensificou-se e popularizou-se. Em 2013, segundo a The American Society for Aesthetic Plastic Surgery, os dois procedimentos não cirúrgicos mais requisitados nos EUA foram a infiltração com a toxina botulínica (botox) e os preenchimentos (fillers) com ácido hialurónico. Vamos explicar-lhe em que consiste cada um deles.

 

Botox: o que é?

Consiste na infiltração de toxina botulínica para atenuar rugas de expressão, permitindo corrigir rugas da testa e os chamados "pés de galinha". A injeção com toxina botulínica permite bloquear a transmissão do impulso nervoso em determinados músculos, fazendo com que estes fiquem relaxados - e, desta forma, atenua ou elimina as rugas. Os resultados são evidentes no espaço de cinco a sete dias, duram entre quatro a seis meses e as complicações são raras.

Trata-se de uma técnica que permite obter resultados discretos e naturais num curto espaço de tempo e os cuidados pós-tratamento são simples (não tocar no rosto nas duas horas que se seguem ao procedimento e não fazer gestos bruscos com a cabeça). Esta técnica é contraindicada para grávidas ou mulheres que estejam a amamentar, para quem é alérgica/o a um componente da preparação ou tenha uma doença neurológica que afete a transmissão nervosa.

 

Preenchimentos com ácido hialurónico

Os preenchimentos (injeções) faciais com ácido hialurónico são muito eficazes na correção dos sulcos entre o nariz e os lábios (sulcos nasogenianos) e para redesenhar o contorno dos lábios e dar-lhes volume (e também para levantar os cantos da boca). Também permitem aumentar o volume das maçãs do rosto.

O nosso organismo produz ácido hialurónico naturalmente e este ajuda a manter a pele hidratada e com volume. Mas, com o passar dos anos, a produção de ácido hialurónico vai diminuindo.

O ácido hialurónico sintético que é injetado na pele é biocompatível, o que significa que não é rejeitado pelo organismo e que também vai ajudar a pele a manter a sua hidratação e estrutura. Esta técnica não tem contraindicações e não exige tempo de recuperação. Os efeitos duram cerca de seis meses (o ácido hialurónico sintético é biodegradável).

 

Outros tratamentos no combate ao envelhecimento

Aconselhe-se numa consulta de dermatologia cosmética sobre a opção mais indicada para o seu caso:

Peelings Os peelings superficiais, realizados com ácido glicólico ou tricloroacético, consistem na aplicação destes ácidos na pele durante tempo limitado, o que conduz à eliminação da camada superficial da pele e, consequentemente, à atenuação das imperfeições, rugas e manchas. A pele fica lisa e luminosa e os poros mais fechados. Devem ser realizadas quatro a cinco sessões com um intervalo de quatro a seis semanas.

Laser nd-yag Este tipo de laser está indicado no tratamento da flacidez do rosto e do pescoço, rugas, lesões pigmentares e lesões vasculares. Também é usado na depilação e na remoção de tatuagens. Não implica tempo de recuperação e os efeitos secundários são mínimos. O número de sessões dependerá do objetivo do tratamento.

Laser de CO2 fracionado Tratamento muito eficaz para atenuar rugas e imperfeições da pele como marcas, alguns tipos de manchas, rugas, cicatrizes de acne e verrugas. Elimina as camadas mais superficiais da pele sem danificar as áreas circundantes. A recuperação é rápida (entre quatro a seis dias) e o tratamento requer entre uma a três sessões.

 

Não se esqueça!

Este tipo de tratamentos devem ser sempre realizados por dermatologistas ou cirurgiões plásticos.