A próstata

O orgão

 

A próstata é uma glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino que produz parte do fluido seminal. Durante a ejaculação, o fluido seminal ajuda a transportar os espermatozóides (parte do sémen ou esperma), até à sua libertação no exterior.

Anatomia Pelvica Masculina

 

A próstata localiza-se abaixo da bexiga, perto da base do pénis. A uretra liga a bexiga e atravessa a próstata até ao pénis. Acima da próstata e atrás da bexiga encontram-se as vesículas seminais. Em ambos os lados da próstata estão dois depósitos de nervos cavernosos e vasos sanguíneos. Estes nervos são necessários para conseguir a erecção do pénis.

 

A testosterona produzida pelos testículos provoca o crescimento da próstata, pelo que os jovens com baixo índice desta hormona terão provavelmente uma próstata mais pequena. No final da puberdade, a próstata tem o tamanho de uma noz. Depois dos 40 anos, a próstata ainda pode crescer um pouco, embora alguns homens possam ter um elevado crescimento desta glândula.

 

Uma próstata aumentada pode significar a presença de uma hipertrofia benigna da próstata - crescimento anormal de células prostáticas benignas - um problema muito comum no homem, ou outro tipo de problemas clínicos. Se a próstata crescer em demasia, pode diminuir ou parar o fluxo de urina pela pressão na uretra.

 

 

A próstata é coberta por um tecido chamado cápsula prostática. Dentro da próstata, existem 30 a 50 pequenos sacos que produzem e armazenam o fluido prostático. Os sacos e canais que transportam o fluido constituem o tecido glandular da próstata. A volta deste sacos encontra-se o tecido não-glandular que contem vasos sanguíneos, vasos linfáticos, fibras elásticas e músculo. O músculo permite mover o fluido prostático para a uretra.

 

Os médicos referem-se frequentemente à próstata, mencionando as várias zonas da mesma. A próstata é composta pela cápsula e por quatro zonas. A parte posterior junto ao recto é denominada de zona periférica. A zona de transição localiza-se no meio da próstata junto à uretra. A zona central ladeia a zona de transição, e por último a zona anterior que se localiza em frente à próstata.