O cérebro

O orgão

 

Medicamente falamos do cérebro em conjunto com a espinal medula, e chama-se ao conjunto destas duas estruturas sistema nervoso central. Por oposição os nervos que saem do sistema nervoso central e chegam até aos órgãos, músculos, pele e todo os resto do corpo são o sistema nervoso periférico.

 

O tecido que forma o sistema nervoso é constituído pelas células que armazenam e transmitem informação chamadas neurónios e células de suporte chamadas células da glia.

 

Os neurónios dos cérebros adultos são células que não se dividem. Chamam-se células terminalmente diferenciadas incapazes de se dividir. Ao contrário dos neurónios, as células gliais retêm capacidade de se dividir.
As funções do cérebro são as de controlar várias funções importantes do corpo. O cérebro é constituído por 3 partes diferentes:

 

Encéfalo - Esta a maior parte do cérebro, situando-se na parte de cima da cabeça. O encéfalo controla o pensamento, aprendizagem, solução de problemas, emoções, linguagem, leitura, escrita e movimento voluntário;

 

Cerebelo - É a parte de baixo do cérebro, localiza-se no meio da parte de trás da cabeça (região occipital). Controla o movimento, equilíbrio e postura;

 

Tronco cerebral - Liga o cérebro à medula. É a parte mais baixa do cérebro, imediatamente por cima do pescoço. O tronco cerebral controla a respiração, batimento cardíaco e os nervos e músculos usados para ver, ouvir, andar, falar e comer.

 

A espinal medula liga o cérebro aos nervos na maioria das partes do corpo. A medula é uma coluna de tecido nervoso que vai desde o tronco cerebral até à zona lombar e localiza-se dentro da coluna vertebral. Está envolvida por três camadas de membranas chamadas meninges