Factores de risco cancro colo do útero

Fatores de risco

 

Qualquer comportamento ou condição que aumenta o seu risco de ter uma doença é um factor de risco. Se um ou mais factores de risco se aplicarem a si, não quer dizer que desenvolverá necessariamente cancro do colo do útero. Da mesma forma, o cancro do colo do útero pode aparecer em mulheres que não apresentem factores de risco conhecidos.

 

Ainda não foi possível encontrar as causas para o cancro do colo do útero, mas alguns factores de risco são conhecidos. Os principais factores de risco são os seguintes:

- Infecção por virus papiloma humano (HPV) – é o maior factor de risco do cancro do colo do útero. A presença desta infecção está altamente correlacionada com alteração das células do colo do útero que podem vir a traduzir-se em cancro ou outras complicações. O HPV transmite-se por contacto sexual com um parceiro infectado. As infecções por HPV são muito frequentes, sendo que a grande maioria da população adulta já terá sido infectada ao longo da sua vida.

 

 Nem todos os subtipos de HPV causam cancro, os mais perigosos são o 16 e o 18.

 

O exame de Papanicolau é fundamental para detectar esta infecção e a presença de células anormais no colo do útero.

 

Há uma vacina que protege as mulheres dos subtipos de HPV 16 e 18 e está a ser administrada a jovens antes de iniciarem a sua actividade sexual. Também pode ser administrada a mulheres que já iniciaram mas isso deve ser discutido com o seu ginecologista.

 

- Ter muitos filhos;

 

- Ter muitos parceiros sexuais – o risco aumenta no caso de os parceiros sexuais terem tido igualmente muitas parceiras sexuais;

 

- Ter iniciado cedo actividade sexual;

 

- Fumar – as mulheres fumadoras com HPV têm maior risco de desenvolver a doença;

 

- Idade – com o avançar da idade, aumenta o risco de desenvolver cancro do colo do útero, nomeadamente a partir dos 40 anos;

 

- Tomar a pílula durante longos períodos de tempo: em mulheres com HPV, tomar a pílula durante 5 anos ou mais pode aumentar o risco de desenvolver cancro do colo do útero.