O cólon e reto

O orgão

 

O cólon e o reto, conhecidos como intestino grosso, fazem parte do tubo digestivo. O aparelho digestivo transforma os alimentos em substâncias pequenas que são usadas pelo corpo como nutrientes para dar energia e possibilitar o crescimento e renovação celular.

Anatomia do Tubo Digestivo

 

Os alimentos passam da boca para o esófago e daí para o estômago. Do estômago, os alimentos passam parcialmente digeridos para o intestino delgado e depois para o intestino grosso ou cólon. No cólon são extraídos e absorvidos essencialmente água e ainda alguns nutrientes necessários ao organismo, transformando os alimentos do estado líquido para o sólido. Os restos alimentares sólidos são as fezes, eliminadas pelo ânus.

 

O cólon mede cerca de 1,5 metros e é constituído por 5 partes: cólon ascendente, transverso, descendentesigmóide e reto.

 

A parede do cólon tem 5 camadas. A camada mais interna que contacta com as fezes chama-se mucosa. A mucosa tem três tipos de tecido: epitelial, conjuntivo e muscular. A camada seguinte é a submucosa que tem tecido conjuntivo e vasos. A terceira camada é muscular, a quarta é a subserosa e é formada por tecido conjuntivo, e a quinta é a serosa.
Anatomia da Parede do Cólon