Factores de risco cancro do pulmão

Factores de risco

 

Qualquer comportamento ou condição que aumenta o seu risco de ter uma doença é um factor de risco. Se um ou mais factores de risco se aplicarem a si, não quer dizer que desenvolverá necessariamente cancro do pulmão. Da mesma forma, o cancro do pulmão pode aparecer em indivíduos que não apresentem factores de risco conhecidos.

 

Ainda não foi possível encontrar as causas para o cancro do pulmão, mas alguns factores de risco são conhecidos. Os principais factores de risco são os seguintes:

 

Tabagismo

É o principal factor de risco de cancro do pulmão. Entre 80 a 90% dos doentes com cancro do pulmão fumam ou já fumaram. Considera-se que o tabaco causa 70% dos cancros do pulmão mas só 20% dos fumadores é que desenvolvem cancro do pulmão. Por outro lado, 20% das mulheres com cancro do pulmão nunca fumaram mas este número é metade nos homens.

 

Idade

Como em quase todos os cancros, é outro factor de risco uma vez que a mediana de idade dos doentes com cancro do pulmão é de 71 anos. A incidência anual em Portugal em grupos etários mais avançados passa para mais de 200 casos por 100.000 habitantes na classe etária entre os 70 e os 74 anos.

 

Genética

A existência de agregação familiar de cancro do pulmão faz pressupor uma eventual associação genética, contudo o mesmo ainda não foi provado bem como o mesmo poderá dever-se a exposições ambientais semelhantes em indivíduos da mesma família.

 

Exposição ocupacional a substâncias causadoras de cancro

Factor de risco menos bem definido como causal.