Ensaios Clínicos

Ensaios Clínicos


A prática corrente de ensaios clínicos é indissociável do tratamento oncológico. Numa doença fortemente complexa como o cancro, com terapêuticas tóxicas que diferem pouco em termos de eficácia, os ensaios clínicos são ferramentas fundamentais para aprender como tratar melhor as doenças. Os ensaios são também uma oportunidade para os doentes serem tratados com fármaco inovadores, que de outra forma não estariam disponíveis.


Existem ensaios clínicos de várias fases I, II, III e IV. Os ensaios de fase III comparam tratamentos investigacionais com os tratamentos standard, e são os que mais frequentemente estão disponíveis nas nossas unidades. Os doentes são voluntários, e poderão receber o tratamento convencional ou um novo tratamento em teste para determinar se é melhor ou não, ou seja são aleatoriamente distribuídos num braço experimental ou no já validado.


O ensaio clínico pode beneficiar ou não o doente que nele participa, mas certamente ensina a comunidade médica a perceber como tratar melhor a doença.

Nas unidades CUF e no Centro Clínico Académico - Braga, unidade que integra a José de Mello Saúde e a Universidade do Minho para o desenvolvimento da investigação clínica, decorrem ensaios em áreas como o cancro da próstata e o cancro da mama.

Os doentes interessados, poderão perguntar ao seu médico se há algum ensaio aberto para a sua doença, e se reúne os requisitos clínicos para ser incluído no mesmo.