A Medicina Nuclear é uma especialidade médica que aplica pequenas fontes de radiação ligadas a moléculas específicas, os radiofármacos, para realizar exames auxiliares de diagnóstico e também algumas terapêuticas com radiação.

A Unidade de Medicina Nuclear articula a sua atividade com os Serviços Médicos requisitantes de exames, seja dos hospitais e clínicas da rede CUF seja com serviços médicos externos à rede.

Os exames de Medicina Nuclear são utilizados para o esclarecimento em várias doenças, tendo aplicação em várias áreas da Medicina, nomeadamente: Cardiologia, Oncologia, Ortopedia, Pediatria, Endocrinologia, Neurologia, Nefro-urologia, Gastrenterologia, Radioterapia, entre outras.

O papel da imagem no diagnóstico e estadiamento de cancro é fundamental para conhecer a extensão da doença no corpo. Para tal, contribuem exames como a PET e a Cintigrafia Óssea.

Hospitais e Clínicas

Saiba em que Hospitais e Clínicas encontra a especialidade de Medicina Nuclear.

Unidades autónomas

As Unidades autónomas podem estar integradas em Centros CUF e são estruturas com percursos clínicos de equipas multidisciplinares com o objetivo de diagnosticar e tratar uma doença ou várias doenças do mesmo órgão ou sistema.