Neurocirurgia
Neurocirurgia

No âmbito da doença oncológica, a Neurocirurgia intervém no diagnóstico, tratamento e reabilitação dos tumores do sistema nervoso (encéfalo/crânio, e coluna/medula espinhal), primários e secundários, bem como ao diagnóstico e tratamento de complicações neurológicas decorrentes de tratamentos oncológicos - NEURO-ONCOLOGIA.

 

Equipa Multidisciplinar

A equipa multidisciplinar dedicada a Neuro-Oncologia inclui técnicos de várias áreas com expertise médica que lidam não só com o diagnóstico e tratamento de doenças oncológicas que afetam o sistema nervoso central e periférico, mas também diagnosticam, tratam e reabilitam os doentes com consequências neurológicas de tratamentos de doença oncológica de qualquer origem.

 

Quer a cirurgia, a radioterapia ou a quimioterapia podem ter sequelas e toxicidades, imediatas ou tardias, sobre as estruturas neurológicas, constituindo um problema acrescido na vida dos doentes e famílias.

Neste sentido, a equipa destá habilitada para lidar com estas situações e colaborar na reabilitação e melhoria da qualidade de vida dos doentes, quer na vertente física quer na vertente cognitiva e emocional.

Esta equipa multidisciplinar avaliará cada situação clínica, e proporá a melhor orientação diagnóstica e terapêutica, de acordo com as mais recentes “guidelines” internacionais.