Oncologia Médica

Oncologia Médica

A Oncologia Médica é a especialidade que diagnostica, trata e vigia todo o tipo de tumores malignos. A Oncologia Médica desenvolve toda a sua actividade apoiada em especialidades de diagnóstico - Anatomia Patológica, Medicina Nuclear, Imagiologia, Patologia Clínica - nas especialidades médico cirúrgicas das várias áreas e em complementação terapêutica com a radioterapia, permitindo uma abordagem global ao doente oncológico. A Oncologia Médica actua ainda em total articulação com as equipas de cuidados paliativos, geralmente constituídas por especialistas de oncologia médica, Internistas e médicos de Medicina Geral e Familiar.
 

A Oncologia Médica tem o seu centro de actividades nos tratamentos de ambulatório no Hospital de Dia, onde se realizam certas técnicas de biopsia, são administrados medicamentos de quimioterapia, hormonoterapia e terapêutica dirigida. É neste espaço ainda que o doente é assistido sempre que necessário. Esta actividade também é complementada com a realização de consultas externas, internamentos, cuidados intensivos e assistência ao atendimento permanente.

 

A assistência por especialistas está assegurada em todos os dias do ano no internamento e urgência e nos dias úteis para as consultas e os tratamentos em ambulatório no hospital de dia.

 

O apoio permanente dos serviços farmacêuticos permite obter todos os novos fármacos usados no tratamento do cancro nos últimos anos e que constituem a grande área de avanço em oncologia.