Oncologia Médica

 

O termo hospital de dia é utilizado por se tratar de uma admissão no hospital em ambulatório, ou seja, não há lugar a internamento sendo que o doente permanece no hospital apenas o tempo necessário para concluir o seu tratamento diário.

 

Para além da sala onde decorrem os tratamentos, o Hospital de Dia compreende ainda sala de espera, gabinete de atendimento não programado e quartos individuais.

 

A equipa de Hospital de Dia é composta por médicos, enfermeiros, auxiliares e administrativos, que trabalham em equipa para prestar um serviço de excelência e com todo o conforto ao doente com cancro.

 

Hospital de Dia da Hospital CUF Cascais

Hospital de Dia da Hospital CUF Coimbra

Hospital de Dia do Hospital CUF Descobertas

Hospital de Dia do Hospital CUF Infante Santo

Hospital de Dia do Hospital CUF Porto

Hospital de Dia do Hospital CUF Viseu


Hospital CUF Cascais

A funcionar desde 2011, o Hospital de Dia da hospital CUF Cascais oferece o conforto necessário ao doente oncológico e seus familiares. Com vista para o mar, este espaço está equipado com 4 cadeirões e 1 quarto individual, sendo realizadas todas as terapêuticas de quimioterapia, bem como executadas técnicas de diagnóstico e terapêutica especializadas como as drenagens torácicas e paracenteses, punções lombares e administração de tratamento intra-tecal, punções para mielograma e biópsia óssea.

 

Coordenadora de Serviço

Ana Raimundo

 

Enfermeira Coordenadora

Cristina Freitas


Hospital CUF Coimbra

O Hospital de Dia do Instituto CUF de Oncologia no Hospital CUF Coimbra tem disponíveis 2 cadeirões e quarto individual. Na sala de tratamentos são realizadas as terapêuticas sistémicas como a quimioterapia e imunoterapia, bem como executadas técnicas de diagnóstico e terapêutica especializadas, como as drenagens torácicas e paracenteses, punções lombares e administração de tratamento intra-tecal, punções para mielograma e biópsia óssea.

 

Coordenadora de Serviço

Helena Gervásio

 

Enfermeiras Coordenadoras

Celina Amaral e Joana Fonseca


Hospital CUF Descobertas

Hospital de Dia do Hospital CUF Descobertas

O Hospital de Dia do hospital CUF Descobertas está equipado com 6 cadeirões e 4 camas, e é neste espaço que são realizados os tratamentos de quimioterapia, bem como executadas técnicas de diagnóstico e terapêutica especializadas como as drenagens torácicas e paracenteses, punções lombares e administração de tratamento intra-tecal, punções para mielograma e biópsia óssea. A equipa do Hospital de Dia é uma equipa multidisciplinar, de elevada diferenciação clínica.

 

Coordenador de Serviço

António Quintela

 

Enfermeira Coordenadora

Anabela Lobo


Hospital CUF Infante Santo

Hospital de Dia do Hospital CUF Infante Santo

O Hospital de Dia do hospital CUF Infante Santo está equipado com 7 cadeirões e 3 camas, e é o local onde são efetuados os tratamentos de quimioterapia, bem como executadas técnicas de diagnóstico e terapêutica especializadas como as drenagens torácicas e paracenteses, punções lombares e administração de tratamento intra-tecal, punções para mielograma e biópsia óssea. São ainda efetuadas algumas técnicas invasivas no âmbito da Consulta da Dor. 

 

Coordenadoras de Serviço

Ana Raimundo

 

Enfermeira Coordenadora

Sandra Melo


Hospital CUF Porto

Cadeirões Hospital de Dia CUF Porto

O Hospital de Dia do hospital CUF Porto abriu portas em 2012, equipado com 8 cadeirões e 4 quartos individuais, com uma equipa especializada e atenta ao doente oncológico. Na sala de tratamentos são realizadas as terapêuticas de quimioterapia, bem como executadas técnicas de diagnóstico e terapêutica especializadas como as drenagens torácicas e paracenteses, punções lombares e administração de tratamento intra-tecal, punções para mielograma e biópsia óssea.

 

Coordenadora de Serviço

Bárbara Parente

 

Enfermeiro Coordenador

André Ferreira


Hospital CUF Viseu

Hospital de Dia CUF Viseu

No Hospital de Dia o doente passará a usufruir de um acompanhamento mais personalizado.

É um espaço confortável, dispondo de um gabinete médico, um quarto e uma sala de tratamento com 3 cadeirões.

 

Os tratamentos realizam-se em regime ambulatório, embora esteja disponível o internamento se a situação assim exigir.

Aqui são realizados tratamentos oncológicos como a quimioterapia, bem como executadas técnicas de diagnóstico e terapêutica especializadas como as drenagens torácicas e paracenteses, punções lombares e administração de tratamento intra-tecal, punções para mielograma e biópsia óssea.

 

O Hospital de Dia do hospital CUF Viseu foi construído no Piso 3, tornando-o um espaço mais tranquilo para o doente e seus cuidadores, contribuindo para uma maior tolerância ao tratamento, conforto e motivação nesta fase da doença.

 

Coordenadora de Serviço

Helena Gervásio

 

Enfermeira Coordenadora

Joana Salgado