Oncologia Médica

Habitualmente, os tratamentos prescritos pelas especialidades de Oncologia Médica e Hematologia Clínica, como a quimioterapia ou a hormonoterapia, são realizados numa sala de tratamentos de Hospital de Dia. É também neste espaço que são efetuadas técnicas de diagnóstico e terapêutica especializadas do foro hemato-oncológico como as drenagens torácicas e paracenteses, punções lombares, biópsias ósseas, entre outras.

 

O termo hospital de dia é utilizado por se tratar de uma admissão no hospital em ambulatório, ou seja, não há lugar a internamento sendo que o doente permanece no hospital apenas o tempo necessário para concluir o seu tratamento diário.

 

Para além da sala onde decorrem os tratamentos, o Hospital de Dia compreende ainda sala de espera, gabinete de atendimento não programado e quartos individuais.

 

A equipa de Hospital de Dia é composta por médicos, enfermeiros, auxiliares e administrativos, que trabalham em equipa para prestar um serviço de excelência e com todo o conforto ao doente com cancro.

 

Hospital de Dia do hospital CUF Infante Santo

Hospital de Dia do hospital CUF Descobertas

Hospital de Dia do hospital CUF Porto

Hospital de Dia da hospital CUF Cascais

 


hospital CUF Infante Santo

O Hospital de Dia do hospital CUF Infante Santo está equipado com 7 cadeirões e 3 camas, e é o local onde são efetuados os tratamentos de quimioterapia, bem como executadas técnicas de diagnóstico e terapêutica especializadas como as drenagens torácicas e paracenteses, punções lombares e administração de tratamento intra-tecal, punções para mielograma e biópsia óssea. São ainda efetuadas algumas técnicas invasivas no âmbito da Consulta da Dor. 

 

Enfermeira Coordenadora

Enf.ª Rita Paiva

  

 


hospital CUF Descobertas

O Hospital de Dia do hospital CUF Descobertas está equipado com 6 cadeirões e 4 camas, e é neste espaço que são realizados os tratamentos de quimioterapia, bem como executadas técnicas de diagnóstico e terapêutica especializadas como as drenagens torácicas e paracenteses, punções lombares e administração de tratamento intra-tecal, punções para mielograma e biópsia óssea. A equipa do Hospital de Dia é uma equipa multidisciplinar, de elevada diferenciação clínica

 

Enf.ª Coordenadora

Enf.ª Anabela Lobo

  

    

 


Hospital CUF Porto

O Hospital de Dia do hospital CUF Porto é o mais recente espaço de tratamento, tendo aberto as suas portas em 2012. Uma área nova equipada com 8 cadeirões e 4 quartos individuais, com uma equipa especializada e atenta ao doente oncológico. Na sala de tratamentos são realizadas as terapêuticas de quimioterapia, bem como executadas técnicas de diagnóstico e terapêutica especializadas como as drenagens torácicas e paracenteses, punções lombares e administração de tratamento intra-tecal, punções para mielograma e biópsia óssea.

 

Enfermeira Coordenadora

Enf.ª Cristina Alves

 


Hospital CUF Cascais

A funcionar desde 2011, o Hospital de Dia da hospital CUF Cascais oferece o conforto necessário ao doente oncológico e seus familiares. Com vista para o mar, este espaço está equipado com 4 cadeirões e 1 quarto individual, sendo realizadas todas as terapêuticas de quimioterapia, bem como executadas técnicas de diagnóstico e terapêutica especializadas como as drenagens torácicas e paracenteses, punções lombares e administração de tratamento intra-tecal, punções para mielograma e biópsia óssea.

 

Enfermeira Coordenadora

Enf.ª Cristina Freitas