Cuidados Paliativos

Cuidados Paliativos

Os Cuidados Paliativos são uma abordagem interdisciplinar, que visa melhorar a qualidade de vida dos doentes - e suas famílias - que enfrentam uma doença ameaçando a vida, através da prevenção e alívio do sofrimento, antecipando, identificando precocemente e tratando de forma rigorosa os problemas físicos, psicossociais e espirituais dela decorrentes, conforme descrito pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

 

Embora muito conotada com o acompanhamento ao doente terminal, a prestação de Cuidados Paliativos não visa somente cuidar destes doentes nesta fase. Na verdade, estes cuidados são dispensados durante o tratamento no controlo de sintomas – que tanto podem resultar diretamente da doença como dos seus tratamentos, quando a doença se prolonga ou quando os tratamentos deixam de fazer o efeito desejado, com o objetivo prioritário de oferecer o maior conforto físico, psíquico e espiritual ao doente e apoiar os seus familiares.

 

Os Cuidados Paliativos são prestados por uma equipa multi e interprofissional com formação técnica especializada, que atua em áreas tão distintas como o tratamento da dor física ou o apoio espiritual e psicológico a doentes e familiares, articulando-se em permanência e de forma estreita com todas as especialidades que interagem no acompanhamento do doente, desde o diagnóstico da doença.

 

A equipa interdisciplinar é formada por médicos, enfermeiros, assistentes operacionais, dietista, farmacêutico, psicólogo, assistente social e assistente espiritual. Os médicos assistentes dos doentes (da CUF ou externos), de diferentes especialidades e terapeutas de diversas valências são habitualmente convidados a colaborar no plano de acompanhamento, de acordo com as necessidades identificadas em cada situação, fazendo, com o doente e família/cuidador parte da “equipa alargada”.

 

Reconhecendo a especificidade e importância dos cuidados paliativos no percurso do doente oncológico, as nossas Unidades dispõem de equipas especializadas em paliativos e dedicadas no internamento, providenciando o apoio em ambiente hospitalar adequado bem como assegurando a articulação com os cuidados domiciliários, cruciais por permitirem que o doente se mantenha integrado na comunidade, junto dos seus entes queridos. As mesmas equipas asseguram ainda consulta de medicina paliativa, acompanhamento 24 horas/dia ao doente e família, e consultadoria interna e externa a profissionais que dela necessitem no acompanhamento de doentes complexos

 

Áreas de atuação

• Abordagem de dor de difícil controlo e outros sintomas refratários (dificuldade respiratória, vómitos, cansaço, agitação psicomotora...)
• Apoio a situações complexas de depressão, ansiedade, luto e sofrimento existencial
• Apoio na resolução de conflitos no âmbito de objetivos / procedimentos terapêuticos (intrafamiliares, entre doente/família e equipa assistencial e entre diferentes equipas assistenciais)
• Apoio na tomada de decisões (não introdução/suspensão de procedimentos sem benefício clínico)

 

Oferta Clínica

Unidade de Cuidados Paliativos Agudos (UCPA) - hospital CUF Infante Santo

Equipa intra-hospitalar de Cuidados Paliativos - hospital CUF Descobertas

Unidade de Cuidados Paliativos - hospital CUF Porto

 


 

Unidade de Cuidados Paliativos Agudos (UCPA) - hospital CUF Infante Santo

Equipa Responsável

- Drª Filipa Tavares (responsável da área Médica)
- Enfª Sónia Santos (responsável de Enfermagem)

 

Instalações

A UCPA ocupa um espaço de internamento reservado e reestruturado em função da especificidade das necessidades da população a quem se dirige.

Dispõe de 8 quartos individuais (com WC, TV e permitindo o pernoitar de 1 familiar/acompanhante), uma sala de atividades onde podem ser dinamizados eventos de grupo, uma sala de tratamento, adequada para a realização de procedimentos clínicos que não exijam admissão (como pensos, algaliação, paracentese, entre outros), um gabinete médico e uma área de acolhimento/visitas.

  

Consulta de Cuidados Paliativos

A UCPA dinamiza no gabinete médico inserido no seu espaço físico, 2 vezes por semana, uma consulta de Medicina Paliativa, vocacionada para suprir necessidades assistenciais, nas vertentes médica e de enfermagem, em situações que não exijam internamento. A existência de uma sala de tratamento, junto ao gabinete médico, permite a realização de tratamentos e/ou técnicas de curta duração no decurso da consulta, garantindo segurança, privacidade e conforto, possibilitando a presença dum familiar /acompanhante junto ao doente.

 

Internamento

É a principal valência da UCPA e pretende assegurar cuidados agudos de Excelência a adultos portadores de doenças crónicas e progressivas, qualquer que seja o estadio de doença de base e dar suporte às suas famílias / cuidadores.

A admissão na UCPA poderá ainda agilizar o processo de investigação de situações de deterioração aguda /subaguda do estado geral, facilitando o acesso e a execução a procedimentos de investigação complementar diagnóstica e /ou terapêuticos que se mostrem necessários.

Está igualmente contemplada a possibilidade (mediante a existência de vaga) de internamento (até 2 semanas) por exaustão do cuidador, também ele alvo das intervenções de promoção e maximização da qualidade de vida preconizadas pelos cuidados paliativos.

 

A referenciação à UCPA pode ser feita:

- pelo médico que identifique essa necessidade, permanecendo o(s) médico(s) assistente(s), na instituição ou fora, elementos de ligação e interlocutores nos planos de intervenção propostos;
- pelo próprio doente e/ou familiar de referência que sinta esta necessidade.

 

Em qualquer das circunstâncias, o doente deve ser portador de informação clínica atualizada, podendo ser marcada uma avaliação de triagem, no sentido de validar a existência de critérios de admissão e/ou propor a melhor opção de acompanhamento.

 

Contactos

Tel: 21 392 63 71 / 88
Tlm: 92 620 28 01
e-mail: sonia.santos@jmellosaude.pt

Nota: Quaisquer informações relativas à UCPA poderão ser complementadas por contacto pessoal, a combinar (Enfª Sónia Santos)


 

Equipa intra-hospitalar de Cuidados Paliativos - hospital CUF Descobertas

Equipa Responsável

- Drª Teresa Fiúza (responsável da área Médica)
- Enfª Anabela Lobo (responsável de Enfermagem)

 

Consulta de Cuidados Paliativos

A Equipa Intra-Hospitalar de Cuidados Paliativos disponibiliza diariamente consulta de Cuidados Paliativos, vocacionada para suprir necessidades assistenciais em paralelo com adequado controlo sintomático, em situações que não exijam internamento. À consulta, associa-se a assistência em hospital de dia para medidas paliativas em regime de ambulatório e em articulação com cuidados domiciliários sempre que necessários.

 

Internamento

A Equipa Intra-Hospitalar de Cuidados Paliativos acompanha os doentes e cuidadores que necessitem deste tipo de cuidados no internamento do Hospital CUF Descobertas. Sempre que necessário colaboram com a equipa de internamento no estabelecimento dos planos de tratamento mais adequados. A equipa intra-hospitalar articula-se sempre que necessário com os cuidados domiciliários bem como com a Unidade Cuidados Paliativos Agudos do Hospital CUF Infante Santo.

 

Contactos

Tel: 21 002 51 200
Tlm: 96 608 67 16
e-mail: anabela.lobo@jmellosaude.pt


 

Unidade de Cuidados Paliativos - hospital CUF Porto

Equipa Responsável

- Dr. Pedro Teixeira (Coordenador)
- Dra. Carolina Monteiro (Médica com Competência em Cuidados Paliativos)
- Enfª Graça Terroso (Enfermeira coordenadora no internamento)

A Unidade de Cuidados Paliativos é uma unidade que conta com uma equipa composta por médicos, enfermeiros, psicóloga e nutricionista, podendo também contar com a colaboração de todas as outras especialidades, sempre que necessário e a situação clínica dos doentes o exija.

 

Consulta de Cuidados Paliativos

A consulta de Cuidados Paliativos é diária, vocacionada para suprir necessidades assistenciais, nas vertentes médica e de enfermagem, em situações programadas, com recurso a assistência em Hospital de Dia para medidas paliativas que não requeiram internamento.

 

Internamento

A unidade de internamente conta com a presença de médico a tempo inteiro e tem uma equipa de enfermagem exclusiva e com formação específica na área. Conta também com a colaboração de Psicóloga e Nutricionista, com dedicação nesta área.

O internamento visa tratar doentes mais complexos e outros em que, para além da situação clínica, outros problemas existem e que não permitem a sua continuidade no domicílio, deste modo permitindo o acesso a terapêuticas para controlar os sintomas e em conjunto apoiar a família naquilo que são as suas necessidades mais prementes.

 

Contactos

Tel: 22 003 9271 / 22 003 9272 (consulta externa)