CyberKnife M6

CyberKnife M6

O Instituto CUF de Oncologia disponibiliza no Instituto CUF Porto, uma nova solução de Radiocirurgia/Radioterapia robótica, CyberKnife M6.

Cyberknife Equipamento

 

O que é?

CyberKnife M6 é um equipamento inovador de radiocirurgia que permite tratamentos feitos de forma muito localizada e com uma precisão superior à obtida com radioterapia convencional, permitindo melhores resultados e por esse motivo provocando menores danos nos tecidos saudáveis.

Este tipo de tratamento oferece uma nova esperança, abrindo portas aos portadores de uma doença oncológica inoperável ou mesmo em alguns casos para os doentes que procuram uma alternativa à cirurgia.

Com esta tecnologia é possível tratar em algumas sessões uma ou mais lesões, independentemente da sua localização anatómica.

Com esta nova modalidade de tratamento, o Instituto CUF de Oncologia veio permitir a muitos doentes não terem de se deslocar ao estrangeiro para poderem ser submetidos a esta terapêutica.

 

Como são os tratamentos?

Os tratamentos são normalmente realizados entre 1 a 5 dias e em sessões curtas de 20 a 40 minutos.

O número de sessões e o tempo de cada uma dependerá do tipo de patologia em causa, do número de lesões, do volume do tumor, das condições específicas da doença e do doente.

Sendo um procedimento não invasivo, não é necessário qualquer tipo de anestesia e não é necessário internamento.

 

Principais vantagens

  • Conforto - o doente não necessita de estar totalmente imobilizado uma vez que a precisão milimétrica do equipamento permite compensar, no decurso do tratamento, as variações de posição anatómica decorrentes dos movimentos fisiológicos dos órgãos que estão a ser tratados, ou corrigir o seu posicionamento devido aos pequenos movimentos do doente no decurso do tratamento;
  • Reduzido nº de efeitos secundários associados;
  • Preservação de tecidos saudáveis graças à versatilidade do braço robótico que permite fazer incidir feixes de radiação em todas as direções, focalizando altas doses de radiação no tumor e simultaneamente minimiza a dose aos tecidos saudáveis adjacentes.

 

Principais indicações

  • Cancro do Pulmão: solução extremamente adequada no tratamento de doentes com insuficiência respiratória, tendo em conta que os portadores destas patologias invariavelmente não podem recorrer à cirurgia torácica para tratar o seu tumor;
  • Cancro do Fígado (primitivo ou metastático): a radiocirurgia com CyberKnife permite uma destruição precisa das metástases hepáticas, poupando o tecido hepático saudável;
  • Cancro do Pâncreas: O tratamento com Cyberknife pode ser indicado para doentes não candidatos a cirurgia para remoção do tumor, como estratégia combinada em terapêutica pré-operatória, para aqueles que recusam a cirurgia ou até para doentes cuja cirurgia ou outra forma de tratamento não se revelaram eficazes;
  • Cancro da Próstata: Esta técnica é mais frequentemente usada em doentes numa fase de cancro da próstata localizado, confinado à glândula. Pode ser usada sozinha ou combinada com Radioterapia Externa nos casos em que a doença já se estendeu para além da próstata.
  • Tumores intracranianos (benignos e malignos)

 

Como posso marcar uma consulta?

Contacte-nos através do telefone 220 033 500

 

equipa cyberknife

 

Equipa CyberKnife no Instituto CUF Porto