8 regras para usar corretamente a mochila

Bebés e crianças
4 mins leitura

Durante o ano letivo, cinco dias por semana o seu filho carrega-a, pelo menos, duas vezes por dia. Conheça as regras para usar corretamente a mochila.

Usar de forma adequada a mochila da escola é, acima de tudo, uma questão de saúde. Em 2012, mais de 13.700 crianças americanas entre os cinco e os 18 anos foram tratadas nos hospitais devido a lesões relacionadas com o mau uso da mochila (o excesso de peso transportado e o fato de não ser colocada corretamente), originando má postura, dores nas costas e no pescoço, entre outros problemas. Conheça aqui vários conselhos para que o seu filho vá todos os dias para a escola sem que isso lhe cause problemas na coluna.

 

1. Verifique se o seu filho se inclina para a frente

Quando a mochila se encontra demasiado pesada, as costas da criança são puxadas para trás e, para compensar, ela dobra-se para a frente utilizando os quadris ou arqueando as costas. O risco de quedas também é potenciado pelo peso excessivo.

 

2. Ajude a criança a preparar a mochila

Cabe aos progenitores ensinar a criança a usar a mochila de forma saudável. À noite, ajude-a a prepará-la para o dia seguinte, certificando-se de guarda apenas aquilo de que vai realmente necessitar.

 

3. No ato da compra, tenha em conta o modelo

A mochila escolar deve estar adequada ao tamanho da criança, ser espaçosa e ter alças largas, fortes e acolchoadas. A traseira da mochila, que fica em contato com as costas, também deve ser acolchoada. Se tiver um cinto para apertar na zona da cintura, tanto melhor.

 

4. Ajuste as alças para usar corretamente a mochila

A criança deve habituar-se a prender as duas alças da mochila nas costas, para o peso ficar bem distribuído. Usar só uma alça causa tensão muscular e transfere todo o peso só para um lado, puxando o ombro para baixo e causando dor no pescoço, ombro e costas. Os pais devem ajudar a criança a ajustar as alças da mochila de modo a que esta fique no centro das costas. Se a mochila tiver um cinto, certifique-se que a criança o coloca.

 

5. Distribua o peso

Os objetos mais pesados, como os livros, devem ser colocados no fundo da secção central da mochila, que fica em contato com as costas, e o resto dos objetos guardados nas bolsas frontais ou laterais.

 

6. Pese a criança e a mochila

De acordo com a American Academy of Pediatrics (AAP), a mochila nunca deve ultrapassar entre 10 a 20% do peso corporal da criança. Nada como testar: pese a criança; depois, pese a mochila já pronta para levar para a escola. Se verificar que o peso da mochila é excessivo em relação ao peso do seu filho, vá retirando objetos até chegar ao peso adequado.

 

7. Ensine o seu filho a pegar corretamente na mochila

A criança deve baixar-se, dobrando os joelhos, ao pegar na mochila. Os pais devem aconselhá-la a não deixar a mochila no chão, nos corredores da escola, junto dos colegas, pois propicia tropeções e quedas.

 

8. Pondere uma mochila com rodas

Uma mochila com rodas pode ser uma boa opção, principalmente se está pesada. No entanto, se o piso de acesso à escola for irregular e/ou criança tiver de subir e descer muitos lanços de escadas, o trolley não é uma boa escolha.

 

É caso para consultar um médico se…

Cabe aos pais estarem atentos em relação a:

  • Queixas de dores nas costas
  • Mudança na postura (se a criança se inclina para a frente, para trás ou para o lado)
  • Marcas das alças da mochila nos ombros

Perante algum destes sinais, consulte o pediatra assistente da criança.

 

Sabia que...

As crianças mais pequenas e as raparigas têm um risco maior de desenvolverem problemas de postura relacionados com o uso da mochila porque, em geral, são de menor estatura e mais leves.

Publicado a 10/09/2013
Doenças