O stresse engorda?

A ciência revela que o stresse contribui para o excesso de peso. Saiba porquê.
Publicado por: CUF em
Tags: engordar , excesso de peso , fome , grelina , hormonas , leptina , stresse

O stresse é uma resposta do organismo a situações de risco. É o que nos faz reagir com rapidez perante ameaças. Quando, por motivos profissionais ou pessoais, o stresse persiste e se instala de forma continuada, torna-se nocivo.

 

Stresse e fome, o que diz a ciência

Hoje em dia existe evidência científica do papel do stresse como fator que contribui para o aumento de peso. A explicação é simples e envolve a produção, pelo organismo, de hormonas e enzimas que influenciam o apetite e o aumento de peso.

Os estudos mostram, por exemplo, que o stresse acelera a produção de cortisol. Esta hormona, além de abrandar o metabolismo, faz aumentar o apetite quando produzida em excesso. O cortisol também reforça o desejo por alimentos muito calóricos, ricos em açúcar e gordura como batatas fritas, bolos, etc.

 

Obesidade e gordura na zona abdominal

A ingestão deste tipo de alimentos tem como consequência o aumento de peso e a obesidade e, também, a acumulação de gordura na zona do perímetro abdominal - considerada o tipo de gordura mais perigosa e que promove o desenvolvimento de várias patologias e o aumento do risco de mortalidade prematura.

 

Stresse e sono

Um dos efeitos do stresse são as alterações no sono. Dificuldade em adormecer, sono intermitente e pesadelos, são algumas das consequências do stresse no ciclo de sono. Acontece que, como afirma o estudo "The Metabolic Consequences Of Sleep Deprivation", publicado na Sleep Medicine Reviews (EUA), dormir, sistematicamente, menos de 8 horas provoca alterações nas hormonas leptina e grelina, responsáveis pelo controlo da fome: os níveis de leptina (redução do apetite) baixam, enquanto os níveis de grelina (aumento do apetite) aumentam.

 

Contrariar o ciclo de stresse

Se tem tendência para comer exageradamente quando está sob pressão, experimente estas dez técnicas de gestão de stress:

  1. Reconheça os sinais do stresse, nomeadamente ansiedade, irritabilidade e tensão muscular;
  2. Antes de comer, pergunte-se se tem mesmo fome ou se foi o stresse que lhe abriu o apetite;
  3. Não salte refeições, sobretudo o pequeno-almoço;
  4. Não compre alimentos que lhe dão a sensação de conforto. Estes costumam ser os que engordam, tais como bolachas, bolos, batatas fritas, entre outros;
  5. Faça um registo do tipo de alimentos que costuma escolher. Isto ajudá-lo-á a perceber os excessos que tem cometido e motivará a mudança;
  6. Durma e descanse o suficiente;
  7. Mantenha o seu organismo hidratado. Muitas vezes a sede mascara-se de fome;
  8. Pratique exercício físico regularmente; experimente modalidades que ajudam a aliviar o stresse como o yoga ou a meditação;
  9. Planeie o seu dia com antecedência, estabeleça prioridades e aprenda a delegar tarefas.
  10. Se as técnicas de gestão de stresse que utilizar não parecerem surtir efeito, considere a hipótese de procurar ajuda médica.

 

Sabia que...

Segundo especialistas da American Dietetic Association, os adultos, jovens e crianças são pouco cuidadosos com a alimentação quando estão sob stresse.